Notícia

Diplomação marca o segundo dia do Colégio de Presidentes


Primeira mulher em 86 anos a presidir o CREA-RS, a Eng. Amb. foi diplomada pelo Eng. Joel Krüger, presidente do Cionfea. Créditos: Marck Castro e Vanderlei Pereira/Confea

No segundo dia do 10º Encontro de Líderes, que ocorre em Brasília, os 27 presidentes de Creas foram diplomados. Os profissionais eleitos têm mandatos de três anos, de 2021 a 2023. Primeira mulher em 86 anos a presidir o CREA-RS, a Eng. Amb. Nanci Walter foi diplomada pelo Eng. Joel Krüger, presidente do Confea. Eleita em outubro de 2020, a nova presidente do CREA assumiu em janeiro.

Entre os assuntos pautados para a primeira reunião ordinária, alguns se destacaram. Confira as decisões aprovadas no colegiado no segundo dia de trabalho dos presidentes:

Sustentabilidade financeira
O colegiado irá encaminhar ao Confea proposta de atualização da composição do comitê de crise responsável pelo Programa de Auxílio Financeiro do Sistema Confea/Crea de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. “Com a mudança de presidentes de Creas e conselheiros federais, por conta das eleições, novos integrantes precisam ser indicados para que o assunto seja debatido e revisto com urgência porque em março teremos a reformulação orçamentária”, comentou o relator da iniciativa e presidente do Crea-BA, eng. agrim. Joseval Carqueija, que irá representar o CP no comitê, em parceria o presidente do Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira Júnior.


Patrocínio
O CP irá solicitar ao Conselho Federal a definição de regras e critérios para transferência de recursos a terceiros na forma de patrocínio. A ideia é publicar normativo com  parâmetros para seleção de propostas e prestação de contas por parte dos patrocinados. “Assim será possível proporcionar unicidade na atuação dos Regionais quando da habilitação dos projetos, análise do retorno esperado pelo patrocínio e avaliação dos benefícios que o patrocínio trará para finalidade institucional do Sistema”, explicou o relator da proposta, eng. civ. Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR.

 
Mais fotos no Facebook do Confea

Representantes na ABNT

Presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese
As lideranças dos Creas manifestaram apoio à reeleição do Crea-SP para o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “É importante termos representantes na associação, onde temos muitas demandas para tratar”, disse o presidente do Regional de São Paulo, eng. telecom. Vinícius Marchese Marinelli, ao reafirmar o pedido do presidente do Confea para que todos os Creas participem da próxima eleição eletrônica.

Atualmente, o Crea-SP e o Confea representam o Sistema no Conselho Deliberativo da ABNT, “uma valiosa oportunidade para que o Conselho Profissional participe, com poder de voz e voto, de debates, formulação, acompanhamento e publicação de normas técnicas relacionadas à Engenharia e à construção civil”, como descreveu o presidente Joel Krüger em entrevista recente sobre o assunto.

Grupos de Trabalho
Foi aprovada também propositura de criação de grupo de trabalho no Confea, com participação de três membros do CP, dedicado à edição de decisão normativa, para regulamentar a Resolução 1.121/2019. A intenção é que o GT analise e defina critérios para operacionalização do normativo, que dispõe sobre o registro de pessoas jurídicas. “É importante que os Creas tenham a mesma interpretação sobre o tema e padronizem as ações”, frisou o presidente do Crea-BA, autor da propositura. Sobre a iniciativa, o gerente da Regional Centro-Oeste, eng. amb. Renato Muzzolon Junior, acrescentou que o Confea está organizando para março um debate sobre a resolução. “Cada Crea será representado por um gestor de fiscalização e um representante jurídico”, adiantou.


Presidente Crea-RN, Ana Adalgisa
A Assessoria Parlamentar (Apar) também sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho para consolidação das demandas e definição de um texto final sobre a alteração da Lei nº 5.194/66 a ser submetido à consulta pública e deliberação pelo Plenário do Confea. O assessor parlamentar Walter Bittar Neto explicou que a versão atualizada e consolidada do texto já pautaria as articulações no Congresso Nacional.  “A lei como um todo tem vários pontos a serem atualizados, por meio dessa consolidação acreditamos ser mais fácil avançar no Congresso”. Os presidentes Adriano Antônio de Lucena (Crea-PE), Ana Adalgisa(Crea-RN), e Vinícius Marchese Marinelli (Crea-SP) vão compor esse GT.


Outro GT criado foi o de Integração de Sistema dos Creas, que será composto por representantes da área técnica do Crea-SP, Crea-DF, Crea-GO, Crea-CE, Crea-PB, Crea-PR, Crea-RO e Mútua. Segundo o superintendente de Estratégia e Gestão (SEG), Renato Barros, o grupo vai estudar e propor soluções tecnológicas que viabilizem a implementação de um sistema corporativo nacional integrado através de um estudo técnico preliminar (ETP). Essa adequação atenderia a Instrução Normativa 01/2019, do Ministério da Economia, que dispõe sobre o processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Barros explicou que as reuniões serão por videoconferência, no prazo de 120 dias, coordenado pelo gerente de TI do Confea, Rodrigo Borges.

Revisão de decisões
O CP rediscutiu duas propostas deliberadas no primeiro dia de reunião. Foi alterada a indicação do representante do fórum junto à Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI). O coordenador do colegiado cedeu lugar ao presidente do Crea-TO, eng. civ. Daniel Iglesias.

Também foram alterados os dias das reuniões do segundo semestre, a fim de conciliar as datas com a agenda de trabalho dos Creas. Confira a versão atualizada do calendário de reuniões do CP em 2021:

Reunião    Data    Local
1ª reunião ordinária    3 e 4 de fevereiro        Brasília (DF)
2ª reunião ordinária    18 a 21 de maio        Brasília (DF)
3ª reunião ordinária    30 de junho a 2 de julho         Crea-MT
4ª reunião ordinária    1º a 3 de setembro        Crea-CE
5ª reunião ordinária    6 a 8 de outubro        Crea-BA
6ª reunião ordinária    24 a 26 de novembro        Crea-AM
 

Nova lei de licitações foi pautada pelo Crea-RS
Veto ao PL 4.253/2020
Atento ao trâmite da nova Lei de Licitações e Contratos, que está para sanção do presidente da República, o CP defendeu veto ao PL 4.253/2020, como ressaltado pela presidente do Crea-RS, ao pautar o assunto no fórum. “O PL é incongruente e ocasiona insegurança jurídica e litigiosidade, além de agravar a má qualidade de obras públicas, impactando assim a engenharia nacional”, argumentou a eng. amb. Nanci Walter, ao convocar os presidentes de Creas a atuarem de forma uníssona e com ação imediata contra o projeto de lei.

A defesa ao veto foi corroborada pelo engenheiro Luis Roberto Ponte, um dos autores da vigente Lei 8.666/93. “A nova legislação é incorrigível. A Engenharia precisa se unir para mostrar as deformações ao presidente da República”, incentivou durante sua manifestação em um vídeo exibido aos líderes do Sistema.

Para o engenheiro com 65 anos de profissão, o ponto mais crítico é o artigo 55, que permite aos licitantes apresentar propostas de orçamento em lances sucessivos, o que compromete a execução e a qualidade da obra. “O preço mínimo determinado pela disputa em leilão é ruinoso”, salientou o ex-presidente do Sinduscon-RS e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e ex-deputado federal constituinte.

Sinaenco
À tarde, o vice-presidente de Administração e Finanças do Sindicato de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), Russell Ludwig, participou da reunião. Ludwig também falou sobre a nova lei de licitações (PL 4.253/2020), que está para ser sancionada.  O engenheiro destacou a importância da mobilização do Confea e dos profissionais. “O pregão precariza não só as empresas, mas os profissionais também.”, declarou.  Sobre o Building Information Modeling (BIM), o representante da Sinaenco defende que o acompanhamento do Sistema Confea/Crea é imprescindível para o sucesso na implantação dessa ferramenta. “Isso vai balizar a contratação dos serviços de engenharia nos próximos 30 anos”, disse. O presidente Joel se comprometeu a dar continuidade ao debate sobre os temas pautados pela Sinaenco.

 Fernanda Pimentel e Julianna Curado / Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: