
Plenária nº 1.839 do CREA-RS aprova representações e analisa mais de 20 processos

Plenária ocorreu em formato híbrido. Créditos: Arquivo CREA-RS
Realizada na sexta (14), no Auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Plenária nº 1839 reuniu 100 conselheiros e foi marcada por novas representações no Plenário do CREA-RS. Na mesa de abertura, a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS; o Eng. Civil João Luis Collares, 1º vice-presidente; Eng. Química e Seg. Trab. Roselaine Mignoni, 1ª diretora administrativa; Eng. Agr. Alexandre Zillmer, 2º diretor administrativo; Eng. Civil José Luiz Garcias, 1º diretor financeiro; Geóloga Tamara Machado, 2ª diretora financeira; representando a Mútua-RS o Eng. Civil e Seg. Trab. Marcio Marun, diretor financeiro da Mútua. Também participaram, no modo on-line, o coordenador das Inspetorias, Eng. Civil Milton Pedrollo; e o coordenador do CDER-RS e nacional, Eng. Civil Leo Azeredo.
Além da aprovação por unanimidade da representação da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas do Vale do Taquari (Easva) no plenário do Conselho gaúcho, também receberam pareceres favoráveis o registro do curso da Faculdade de Tecnologia (FTec), relatado pela diretora administrativa, Eng. Quím. e Seg. Trab. Roselaine Mignoni; e a representação da Associação Metropolitana dos Engenheiros da Modalidade Química (Adeq), relatado pelo Eng. Quím. Ronaldo Hoffmann, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química.
Foram aprovados os balancetes orçamentários relativos aos meses de janeiro e fevereiro de 2023, depois da apresentação do relator Eng. Eletr. Fernando Luiz Carvalho da Silva, assim como o Relatório de Gestão – Exercício 2022.
Também foi aprovada a proposta da reestruturação do Comitê Gestor do Programa Mulher do CREA-RS (CGPM-RS), bem como a atualização da composição, com a designação de membros e sua coordenação, a Eng. Civil e Seg. Trabalho Maria Eugênia Cardoso, inspetora-chefe de Esteio.
Os conselheiros aprovaram ainda a Instituição da Comissão Organizadora Regional da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (COR78ª), composta da Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS; Eng. Civil José Luiz Garcias, 1º diretor financeiro; Eng. Química e Seg. do Trabalho Roselaine Mignoni, 1ª diretora administrativa; superintendente Denise Russo; Denise Friedrich, gerente da GCOM; e Mauro Vargas, chefe de Núcleo de Eventos.
A relatora do processo, Eng. Civil Cláudia Diehl, manifestou a felicidade pela representação da Engenharia Ambiental dentro da Câmara Civil, além de ser uma associação de sua região, que vão contribuir para os processos neste tema tão importante.
A Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, também demonstrou a sua satisfação com a nova representação, citando a renovação e a ampliação das modalidades dentro da Civil. “Parabenizo o Eng. Ambiental Ivan Cesar Tremarin, presidente da Easva. É uma entidade bem atuante, com muita experiência no campo. Vai contribuir muito para a nossa Câmara de Engenharia Civil e Agrimensura”, apontou.
Participando de modo on-line, a Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, conselheira federal, parabenizou o CREA-RS e a diretoria pelo Creasul e a liderança nas propostas de atualização de normas. “Informo ainda que a DN 85 não foi revogada, mas sim apenas os itens que são contrários a esta resolução. Ressalto também a campanha que o Confea lançou junto ao MEC, através da CEAP, com relação à qualidade do ensino. Estamos organizando o Encontro de renovação do Terço”, adiantou.
O Eng. Civil Marcio Marun, diretor financeiro da Mútua-RS, aproveitou em sua fala para informar os benefícios da Mútua em prol de seus associados e também convidou a todos para ouvirem o PodMútua.
Presente, ainda, Andressa Torres, estudante de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, uma das dirigentes do CREAJr-RS Região Metropolitana, reforçando a aproximação dos futuros profissionais do Conselho que querem para o futuro!
