
Assistência técnica e crédito rural em pauta

Engenheiro agrônomo Kleber Santos. Créditos: Marck Castro/Confea
No período da tarde, o Plenário deliberou a continuidade de outro fórum, a Comissão Temática Assistência Técnica e Crédito Rural (CTATCR). O grupo irá dar andamento a discussão e apresentação de proposta de normativo que possibilite a verificação da efetividade da assistência técnica, por meio da centralização, compilação e análise dos diversos bancos de dados públicos.
Além disso, irá manter tratativas com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Banco Central do Brasil e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O intuito é viabilizar assinatura de acordos de cooperação técnica, objetivando a troca de informações acerca de pessoas físicas e jurídicas legalmente habilitadas para a atuação em procedimentos para concessão de crédito rural, bem como para elaboração de laudos em seguros rurais. Pretende-se ainda trocar informações sobre a atuação profissional e seus aspectos ético-disciplinares, visando criar normativos referentes à integração entre o Sistema Confea/Crea e o Estado.
O grupo terá ainda a missão de firmar parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e demais órgãos interessados para formatar e disponibilizar aos profissionais treinamento sobre crédito e seguro rurais.
Vão integrar a comissão temática os conselheiros federais Daniel Galafassi (coordenador) e Alan Bomfim, e os especialistas e engenheiros agrônomos Guilherme Rios, Daniel Carrara e Kleber Santos, o qual explicitou a relevância da iniciativa.
“O crédito rural é a aplicação de recursos financeiros, boa parte públicos, nas atividades agropecuárias. Neste segmento, temos sofrido uma desvalorização da presença dos profissionais, haja vista que os agentes financeiros liberam recursos sem projetos. É importantíssimo que essa comissão tenha continuidade a fim de concretizar os contatos com esses agentes financeiros para emplacar a questão dos profissionais habilitados na elaboração e execução de projetos”, disse o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), que teve a fala reforçada pelos conselheiros Luiz Luchessi e Andréa Brondani, e pelo coordenador do Colégio de Presidentes dos Creas, Ulisses Filho, que também são da área da Agronomia e confiam no sucesso dos trabalhos.
Beatriz Leal e Julianna Curado / Equipe de Comunicação do Confea
