
CREA-RS promove Operação Agro+Seguro em Santiago

Operação ocorre durante toda esta semana . Créditos: Arquivo CREA-RS
Nesta semana, entre os dias 03 e 07 de julho, os agentes fiscais do CREA-RS estão visitando unidades de beneficiamento de sementes (UBSs), cooperativas, portos, armazéns e silos, além de armazéns e silos em propriedades rurais privadas, cerealistas e câmaras frias, valorizando as atividades econômicas e os profissionais envolvidos no meio rural da região de Santiago.
O objetivo principal é garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geologia, buscando a defesa da segurança da sociedade, fundamentado na ética, proteção ao meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.
Dados da BBC News Brasil demonstra que o trabalho em silos está entre as atividades com mais acidentes fatais no país. O mesmo estudo divulga, ainda, que o Rio Grande do Sul está entre os Estados com maior número de acidentes, ficando atrás de Mato Grosso e Paraná. Entre os acidentes mais comuns estão o soterramento que ocorre quando tentam desobstruir o duto caminhando sobre os grãos, podendo causar a morte por asfixia e, também, mortes por intoxicação devido a inalação de gases tóxicos produzidos pela fermentação dos grãos.
Estimativa da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e a Emater/RS-Ascar, a safra de grãos 2020/2021 registra uma produção de 24,6 mi de toneladas, o Rio Grande do Sul vai colher nesta safra de verão (2020/2021) 59,24% a mais do que na safra anterior (2019/2020).
