Notícia

Sessão Plenária reúne mais de 100 conselheiros


Créditos: Arquivo CREA-RS

Homenagem às conselheiras e integrantes do Comitê Mulher, entrega de carteira de profissionais e aprovação de nomes para homenagem ao Mérito na 74ª Soea, que ocorrerá em Salvador, foram destaque na Sessão Plenária 1.851 do CREA-RS nesta sexta (8). Também relatados e aprovados mais de 20 processos com recursos ao Plenário.

Conselheiros das oito modalidades

Abrindo a Plenária, a presidente, Eng. Ambiental Nanci Walter, destacou a homenagem às mulheres pelo dia especial. "Além da nomeação dos integrantes do Comitê Mulher, vamos entregar duas carteiras a duas jovens formandas, Eng. Agr. Cristiane de Castro Oliveira, também funcionária da Câmara de Agronomia, e Eng. Civ. Jéssica Lima Ribeiro", ressaltou.

Homenagem às mulheres

O Comitê Mulher do CREA-RS ficou com a seguinte formação

- Presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Cristiane Josina Walter
- Representante das Câmaras Especializada: Eng. Fltal. e Eng. Seg. Trab. Liana Sarturi de Freitas
- Representante das Instituições de Ensino: Geóloga Cassiana Roberta Lizzoni Michelin
- Representante da Mútua-RS, Eng. Agr. Andréa Brondani da Rocha
- Representante das Inspetorias: Eng. Civ. Maria Eugênia Lucas Cardoso
- Representante dos Profissionais: Eng. Agr. e Eng. Seg. Trab. Annelize de Albuquerque Altemann
- Representante dos Profissionais: Eng. Fltal Fernanda dos Santos Antunes
- Representante dos Profissionais: Eng. Geól. Bruna Koppe Kronhardt
- Representante dos Profissionais: Eng. Eletr. e Eng. Seg. Trab. Gabrielli de Carli da Silva
- Profissional benemérita: Eng. Eletr. Nilza Luiza Venturini Zampieri
- Profissional benemérita: Eng. Civ. Amélia Antunes Forte
- Representante do CDER: Eng. Civ. Luana Ferreira Hohemberger
- Representante do Programa Crea Jr-RS, como membro convidada, com direito somente à voz, a acadêmica do Curso de Engenharia Civil da UFPel Alessandra Horbach Barbosa, também coordenadora adjunta do Crea Jr-RS.

Duas profissionais receberam suas carteiras profissionais

Destacando o momento especial por ser a primeira Plenária em que o Crea Jr-RS participava, o estudante Matheus Bueno, coordenador-adjunto do CREA Jr, cedeu seu lugar no dispositivo de honra para a acadêmica Alessandra, citando o Dia da Mulher.

A música finalizou a homenagem, na voz do advogado Luiz Jacomini Righi, do Núcleo Especial de Procuradoria Jurídica, que cantou a música Mulher (sexo frágil), do Erasmo Carlos

Em nome das mulheres, a coordenadora do Comitê Mulher, Eng. Civ. Maria Eugênia Lucas Cardoso, agradeceu as homenagens e falou da responsabilidade de estar à frente do Programa Mulher. "O nosso objetivo principal é transmitir este orgulho de ser engenheira, o nosso trabalho é incentivar a cursar os cursos da área tecnológica. Quando resolvemos ser mãe, encontramos mais dificuldade. Sou um exemplo, pois levei 19 anos para me formar. O nosso Programa Mulher está evoluindo e precisamos de nossos colegas para participar deste debate", ressaltou, convidando as pessoas para assistirem ao Pod Mulher.

Diretora geral da Mútua-RS, a Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha parabenizou as mulheres profissionais e agradeceu a todas por estarem na Mútua no dia 7 de março.
"Neste dia, a Mútua ainda comemorou um ano da Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências do Rio Grande do Sul (Afeag-RS), que faz parte da Afeag nacional, com mais de 80 mulheres.

Também pontuou os benefícios na Mútua no RS. "Sob a nossa gestão, desde  janeiro, foram concedidos 118 contratos de benefícios, com mais de R$ 6 milhões. Somos a Mútua que mais  concedeu o benefício Mulher Empreendedora, que contribui para a equidade de gênero, com grandes facilitações, dentro da legalidade que nos é permitida", apontou.

Destacou ainda que a Mútua-RS é a que tem a menor taxa de inadimplência em todo o Brasil. "Estamos felizes com a lealdade", justificou.

Informou também que foi convidada a representar a Mútua dentro do Programa Mulher do Confea. "Não interessa quem está, mas sim que o Rio Grande do Sul sempre estará no lugar mais alto dentro do Sistema Confea/Crea", finalizou.

Na sequência, foram relatados os processos, como o processo 2023080311, referente ao Departamento de Gestão de Recursos Hídrico e Saneamento  - Divisão de Outorga da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre, que trouxe uma discussão de divergência entre as Câmaras Especializadas, o que foi levado ao pedido de vistas pela Câmara de Geologia e Engenharia de Minas.

Também foram apreciados e aprovados os balancetes orçamentários relativos de dezembro de 2023 e prestação de contas exercício 2023, relatado pelo engenheiro Civil Alberto Stochero.

Para a medalha ao mérito, o escolhido foi o Eng. Civil Alexandre Rava de Campos, indicado pela Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Relatório da Comissão de Tomada de Contas sendo apresentada

Para a inscrição no Livro de Mérito, também indicado da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho, o Engenheiro Mecânico e de Engenheiro de Segurança do Trabalho Paulo Deni Farias, que faleceu em 2018, foi o escolhido.

Este profissional atuou em diversas instâncias no Sistema Confea/Crea. No CREA-RS foi conselheiro, representante da Sociedade de Engenharia no Estado do Rio Grande do Sul, por três mandatos na Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, tendo sido indicado para coordenador e coordenador-adjunto. Entre os anos de 2011 a 2013 foi 1º vice-presidente do Conselho.
Em 2015 foi eleito pelo Plenário do CREA-RS para ser diretor financeiro da Mútua-RS. Na Sessão Plenária Ordinária de fevereiro deste ano foi reconduzido ao cargo na Mútua-RS ano para cumprir o segundo mandato até 2020.

Em Menção Honrosa, a indicada é a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul, que completa 100 anos em 2024, indicada pela Câmara de Agronomia.

Ainda na pauta a apreciação e votação da alienação de bens imóveis de propriedade do CREA-RS, nos municípios de Carazinho, Passo Fundo, Porto Alegre, Taquara, Vacaria e Pelotas. A presidente, Eng. Nanci Walter, fez uma breve apresentação do processo, relatando a situação de cada um dos imóveis. O processo foi aprovado.
 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: