Notícia

Operação Nacional Condomínios Edilícios ocorre em todo o estado


Créditos: Arquivo CREA-RS

Começa nesta segunda (11) em todo o Rio Grande do Sul a Operação Condomínios Edilícios (verticais), com o objetivo de fiscalizar obras e serviços de manutenção e instalação de sistemas ou equipamentos em condomínios verticais.

Como exigem a participação de profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. Dessa forma, os agentes fiscais vão verificar se estes serviços têm a responsabilidade de profissionais habilitados, com total segurança no cumprimento de legislações e norma específicas relacionadas à área tecnológica.

A existência de leis e normas que os condomínios devem respeitar comprova também os riscos envolvidos nas atividades técnicas relativas à construção e manutenção de edificações, sistemas e equipamentos.

O art. 1.348 do Código Civil, por exemplo, estabelece que compete ao síndico diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores. A falta de manutenção preventiva de estruturas e equipamentos podem levar a uma série de problemas, como rachaduras e trincas na estrutura; aumento de gastos com reparos emergenciais; corrosão de estruturas; curtos-circuitos e incêndios.

São ações que necessitam do conhecimento técnico. A fiscalização em condomínios verticais deve coibir a ação de pessoas inabilitadas na execução de atividades de Engenharia e Geociências, colocando em risco moradores, usuários e pessoas que circulam nas suas imediações.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: