Unidade de Valorização Sustentável Minas do Leão apresenta estrutura ao CREA-RS

Na ação, supervisores, agentes fiscais, gerente e gestor da fiscalização conheceram as atividades. Créditos: Arquivo CREA-RS

Uma equipe de fiscalização do CREA-RS visitou a Unidade de Valorização Sustentável (UVS) de Minas do Leão, empresa gaúcha que atua na disposição final e valorização de resíduos urbanos.

Na ação, supervisores, agentes fiscais, gerente e gestor da fiscalização conheceram as atividades e os profissionais envolvidos no empreendimento.

Conhecidas pelas boas práticas, as Unidades da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) de Minas do Leão aproveitou a condição favorável gerada pela mineração do carvão a céu aberto (Mina do Recreio), além de hidrogeologia adequada para a implantação segura de um aterro sanitário.

Na oportunidade, a fiscalização esclareceu algumas dúvidas

A fiscalização faz parte da ação que começou em 13 de março visando   fiscalizar os Aterros Sanitários, Aterros Controlados, Lixões e demais locais de disposição de resíduos sólidos.  O objetivo é verificar a gestão adequada dos resíduos visando promover a valorização profissional e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

Engenheiro Civil Diemeli Tessele, coordenador da planta de Minas de Leão

Mais da metade dos municípios brasileiros destinam seus resíduos de forma inadequada em aterros controlado/lixões, que compreendem local com elevado potencial de poluição ambiental e impactos negativos à saúde.

A UVS de Minas do Leão foi o primeiro aterro sanitário do Estado a receber a pontuação máxima

Para melhorar tal cenário é necessário o aumento dos locais de destinação final ambientalmente adequados e o encerramento dos aterros controlados/lixões.

De acordo como Novo Marco Regulatório, os municípios brasileiros têm até 2 de agosto de 2024 para fecharem os chamados lixões e implantarem os aterros sanitários. Para o encerramento de tais espaços de disposição irregulares de resíduos sólidos devem seguir um roteiro proposto pelo Ministério do Desenvolvimento.

São serviços que passam pelo conhecimento técnico e atribuição de profissionais com registro no CREA-RS.