Notícia

Participe da consulta do TCU sobre fiscalização de concessões e PPPs


Créditos: Arquivo CREA-RS

Até o dia 12 de abril, o Tribunal de Contas da União (TCU) vai receber, por meio de consulta pública, contribuições dos cidadãos para elaborar o referencial técnico sobre fiscalizações de concessões e Parceria Público-Privadas (PPPs) em infraestrutura. O documento servirá como manual para esses trabalhos.

A consulta será feita em duas etapas. Na primeira, de 25 de março a 5 de abril, serão recebidas sugestões sobre os principais pontos que podem ser fiscalizados em concessões e PPPs nas cinco dimensões do modelo M5D (estratégica, econômica, comercial, financeira e gerencial).

Já a segunda etapa, de 8 a 12 de abril, será para incluir comentários e sugestões sobre a minuta do referencial técnico, produzida pelo tribunal. Com base neste documento inicial, os interessados podem incluir comentários e sugestões. As colaborações mais claras, objetivas e acompanhadas com link de referência têm mais chance de serem utilizadas na versão final do referencial técnico, como orienta o tribunal.

Profissional, envie sua contribuição para a Ouvidoria no portal do TCU.

O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, avalia que essa é uma grande oportunidade para os profissionais e o Sistema Confea/Crea contribuírem diretamente com conhecimento técnico-científico para a modelagem do referencial técnico e, por consequência, para o avanço de uma infraestrutura mais sólida e eficiente. “O TCU solicitou ao Confea e aos Creas a participação nesta consulta pública para que a gente consiga ajudar o tribunal a aperfeiçoar a fiscalização de concessões e Parceria Público-Privadas (PPPs). Então, eu peço a todos vocês que estimulem os profissionais, principalmente os que trabalham nessas áreas”, incentivou Marchese durante a reunião do Colégio de Presidentes de Creas que acontece em Fortaleza (CE) nesta semana.

Auditoria cooperativa
O referencial técnico consolidado após a consulta pública será utilizado para a capacitação dos membros do Grupo de Trabalho de Fiscalização de Políticas e Regulação de Infraestrutura (GTInfra) da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), composto por oito países: Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, El Salvador, México, Paraguai e Peru. Também servirá de base para a realização de uma auditoria cooperativa relacionada a concessões e PPPs no segundo semestre deste ano.

O documento, que será traduzido para a língua espanhola, contribuirá para o intercâmbio de conhecimentos, amadurecimento das instituições e estudos e projetos de infraestrutura, ações com impacto transversal e fortalecimento das Instituições Superiores de Controle. A capacitação dos países membros da Olacefs acontece em maio, em Brasília, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), e será coordenada pelo Tribunal de Contas da União.

Edição: Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea, com informações do TCU

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: