Sergs Debate e VII Mulheres na Engenharia discutem psicologia, sociologia e engenharia

Créditos: Arquivo CREA-RS

Com patrocínio do CREA-RS, a Sociedade de Engenharia do RS (Sergs) promoveu, na tarde desta sexta-feira (12), o Sergs Debates e o VII Encontro de Mulheres na Engenharia. A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, foi uma das palestrantes, junto ao diretor da Usimontec - Nova Roma do Sul, Heleno Pasuch, da Engenheira Higienista e Ocupacional Berenice Goelzer, e da diretora-geral da Mútua, Eng. Agr. Andréa Brondani da Rocha.

Psicologia, sociologia e Engenharia foram alguns dos focos do encontro, que abordou questões relativas às ações da comunidade de Nova Roma do Sul, que reconstruiu a ponte Nossa Senhora do Caravagio, após a ponte original ser levada pelas enchentes em 2023 e aspectos de segurança no trabalho através da Engenharia Higienista e Ocupacional.

Em sua fala destacou, em nome da Sergs, o papel das entidades de classe para atuação do CREA-RS. “Sem a Sociedade de Engenharia – que é nossa entidade percussora - não teríamos o Conselho e, em nome dela, destacou a importância das nossas entidades, que foram essenciais no movimento de descentralização as ações do CREA-RS também para interior. É um alinhamento que acontece em todo o Estado e nos torna mais proativos.”

Ponte Nossa Senhora do Caravagio

Tesoureiro da Associação Amigos de Nova Roma, Heleno Pasuch

Em 130 dias foi o tempo necessário entre a queda e a reconstrução da ponte que liga o município de Nova Roma do Sul e Farroupilha, levada pelas águas nas enchentes de setembro de 2023. A fim de reintegrar a passagem entre os dois municípios serranos, a comunidade criou a Associação Amigos de Nova Roma do Sul.

A obra da nova Ponte Nossa Senhora do Caravagio foi toda realizada com recursos provenientes de ações da própria população que, através de uma vaquinha, rifas e eventos, arrecadou além do valor necessário. A expectativa do grupo era arrecadar R$ 6 milhões para a obra de reconstrução da ponte. Contudo, a mobilização superou a meta, totalizando R$ 9 milhões arrecadados.

A linha do tempo de toda esta mobilização comunitária foi apresentada pelo tesoureiro da Associação Amigos de Nova Roma, Heleno Pasuch, que foi responsável pelo trabalho de reconstrução da ponte. "Em 04 de setembro a enchente do Rio das Antas derrubou a nossa ponte e em cerca de 100 dias montamos a associação, começamos a arrecadação, contratamos uma equipe de engenharia responsável pela reconstrução e pelos laudos do pilar central, e conseguimos inaugurar a ponte em 20 de janeiro em uma campanha muito bonita."

Engenheira Higienista e Ocupacional

Engenheira Higienista e Ocupacional Berenice Goelzer

Engenheira formada na década de 1960 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e pós-graduação em Higiene Ocupacional nos Estados Unidos, a Engenheira Higienista e Ocupacional Berenice Goelzer trabalhou por 25 anos no Escritório de Saúde Ocupacional da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, e deu uma aula aos convidados do Sergs Debates.

Responsável na OMS pela área de Higiene Ocupacional, o que lhe trouxe experiências valiosas pelo seu contato com a realidade laboral em diversos países, Goelzer trouxe essa experiência ao encontro, focando, principalmente, na questão da prevenção quando se fala em saúde do trabalhador.

Enfatizou a importância da Engenharia para a saúde, visto que, diferentemente da medicina do trabalho, que atua com a doença ou o acidente já ocorridos, são os engenheiros e as engenheiras que atuam para previnir que as doenças laborais e os acidentes de trabalho ocorram.