CREA-RS presta assistência às comunidades e municípios atingidos pelas enchentes

O CREA-RS está oferecendo apoio e assistência às comunidades e municípios, em parceria com a Defesa Civil do Estado.

São cerca de 40 agentes fiscais que, de forma voluntária, estão com os veículos oficiais dando suporte nas cidades em que o CREA-RS possui Inspetorias.

Desde sexta-feira (03), os carros da equipe de fiscalização do Conselho estão sendo usados para o recolhimento e entrega de donativos recolhidos pelas comunidades, na capital e interior do Estado.

Em Porto Alegre, equipes estão auxiliando no transporte de água e mantimentos para os helicópteros da Força Aérea, responsáveis pelas entregas aos municípios sem acesso por via terrestre, são eles Estrela, Eldorado e Caxias do Sul.

De acordo com a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter o momento é de unir esforços. Entre as ações já em desenvolvimento, estão a assinatura de termos de colaboração qcom as secretarias estaduais de obras públicas; habitação; logística e transportes; assim como a determinação, em conjunto com o Confea, para a emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) sem custo para os profissionais voluntários que atuarem nos serviços técnicos nos municípios afetados, assim como nos casos específicos para o setor público, que estão envolvidos direta e indiretamente na reconstrução de rodovias, pontes (obras de arte) e outros, que envolvam as profissões abrangidas pelo Sistema profissional.

Em Santa Maria, umas das primeiras cidades atingidas pelas intensas precipitações, o trabalho iniciou já na quarta-feira (01). O agente fiscal João Batista Roggia disponibilizou o apoio do CREA-RS à Defesa Civil e à Secretaria de Assistência Social do município. O foco principal tem sido o apoio às famílias desabrigadas pela chuva que estão sendo atendidas no Centro Desportivo de Santa Maria, local que concentra a chegada de doações e atendimento em saúde e assistencial, onde cerca de 150 voluntários estão auxiliando com as 56 pessoas desalojadas, entre as quais 22 crianças. “Estamos no apoio logístico aos abrigados no ginásio, pois lá estão sendo oferecidas as refeições a todos que ficaram sem suas casas, dando bastante apoio aos CRAs da região”, destacando a importância dessa iniciativa do Conselho.

Ajude o Rio Grande do Sul! Doe pela chave PIX
CNPJ: 92.958.800/0001-38