Voluntariado: apoio em abrigos, produção de marmitas e entrega de água estão entre as ações dos funcionários do CREA-RS
Créditos: Arquivo CREA-RS
Além da nossa equipe de fiscalização, que tem feito um trabalho incansável em apoio à Defesa Civil, muito funcionários administrativos do CREA-RS estão atuando na grande rede de solidariedade que une o Rio Grande em prol das vítimas das enchentes que assolam o estado. Produção de marmitas, coordenação de doações e apoio nos abrigos estão entre as ações.
Na casa do gerente do Apoio ao Plenário, Rodrigo Soares, o dia tem começado às seis da manhã quando inicia a produção das marmitas que são entregues em dois turnos para abrigos e igrejas que recebem desabrigados na cidade de Esteio. “Nós iniciamos com as entregas ainda na sexta-feira (03/05) à noite e já produzimos, até o momento, mais de 1.900 quentinhas. Por dia produzimos entre 300 a 350 quentinhas”, relata. Para isso, Rodrigo conta com o apoio da esposa e de cinco vizinhos que também se engajaram na causa.
Trabalhando da cidade de Tramandaí de modo remoto, modalidade que o Conselho adotou na sede e inspetorias desde o início da crise climática, o assistente administrativo Mauro Vargas se engajou na busca e aquisição de um dos itens mais escassos na região metropolitana, a água potável. “Visto tudo que está acontecendo, não posso deixar de ajudar. Assim, passei em todos os mercados de Tramandaí, local onde me refugiei, atrás de água mineral. Comprei um pouco em cada um, porque mesmo aqui está difícil de achar, e levei pra Canoas, cidade que me criei e que foi muito atingida”, relatou contando que pretende, ainda, levar mais garrafas para a Capital, município onde reside.
“Já vivenciei uma situação parecida com essa, onde se perde tudo e contei com o apoio e ajuda dos colegas das Câmaras para um recomeço. Então vim ajudar e a situação está muito grave”, relata a chefe do Núcleo de Apoio às Instituições de Ensino, Fernanda da Costa, que se juntou no apoio à comunidade de Canoas, cidade onde nasceu e foi criada. “Produzimos aproximadamente mil marmitas por dia trabalhando no Centro Universalista. Também recebemos a doação de 400 litros de água de poço, mil litros de água potável, alimentos e roupas. Somos um posto de entrega, demandado pelos abrigos e alojamentos, que atendem entre 50 a 200 pessoas”, explica Fernanda que teve a família entre as atingidas pelas enchentes. “Minha casa não sofreu danos, mas meus irmãos perderam tudo, então é muito gratificante poder ajudar.”
É na coordenação do abrigo temporário para 80 pessoas, montado na Igreja Abba Church, no bairro Sarandi, em Porto Alegre que o assessor parlamentar, Emerson Correa da Silva, está empenhando sua colaboração. O local recebe desabrigados dos bairros da Zona Norte da capital. “Ao chegarem aqui eles recebem um kit de higiene, toalhas e roupas limpas, podendo inclusive tomar banho. Também oferecemos quatro refeições e um espaço com cama e cobertores para descansarem. O pastor me passou essa responsabilidade para assumir a coordenação do abrigo e para mim está sendo muito gratificante. Porque a nossa missão é ajudar o próximo, mas principalmente os mais necessitados.”
Como diz em nosso hino, o povo gaúcho é forte, aguerrido e bravo e o CREA-RS está atuante na missão de apoio aos que mais precisam neste momento.
Quer ajudar a reconstruir o RS? Seja um profissional voluntário! Preencha o formulário disponível aqui.