Reunião da CCEEE em Brasília debate formação profissional
Créditos: Arquivo CREA-RS
Entre os dias 15 e 17 de maio, foi realizada a segunda reunião ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), em Brasília (DF).
O coordenador da CCEEE, eng. eletric. Peterson Caparrosa, destacou o papel do engenheiro eletricista no mercado de trabalho e na sociedade em geral. “Somos responsáveis por levar a energia elétrica desde os centros de geração até as residências, passando por todo o processo de geração, transmissão e distribuição. Além disso, projetamos e executamos obras de eletrificação em diversos tipos de edificações, como condomínios, shoppings e estacionamentos”. Os engenheiros eletricistas também são responsáveis pelo sistema de comunicação e telecomunicação no Brasil, utilizando fibras óticas e cabos coaxiais. Além disso, atuam na automação de indústrias e em tecnologias médico-hospitalares, como tomógrafos e máquinas de ressonância.
Caparrosa expressou preocupação com a formação profissional na área. “O problema que enfrentamos hoje e que vai repercutir em um futuro breve é o que chamamos de apagão profissional, devido a instituições de ensino superior com péssima qualidade que estão colocando no mercado profissionais com uma formação aquém do esperado,” advertiu.
Em sua passagem pela coordenadoria, o presidente do Confea, Vinicius Marchese, destacou a importância de melhorar a eficiência das câmaras por meio das coordenações dos Regionais. Ele afirmou que o Confea tem muito a evoluir na condução de seus processos e que a única maneira de aprimorar a fiscalização com rapidez e precisão é por meio das câmaras.
“É essencial que vocês entendam que o Confea está aqui para remover os obstáculos, mas precisamos que as câmaras atuem de maneira muito efetiva na fiscalização, com um olhar orientativo e sempre atendendo às demandas dos nossos profissionais”, enfatizou Marchese.
Na reunião, os coordenadores também aprovaram a atualização do Manual de Orientação à Fiscalização da Modalidade Elétrica (MOF), que agora será encaminhada à Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep). Outro tema abordado foi a atualização da Lei 5194/66. “Só assim teremos um avanço significativo na segurança jurídica e na segurança da sociedade, que é o foco da nossa profissão,” concluiu Caparrosa.
Os coordenadores se reunirão novamente em Brasília (DF) nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto.
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea