Presidente do CREA-RS destaca Projeto Reconstruir-RS em Seminário sobre prevenção e enchentes

A Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, foi uma das palestrantes do Seminário Desafios da Região Metropolitana: o que fazer após a maior enchente do RS, no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas, na tarde desta segunda-feira (8).

Promovido pelo Grupo Sinos, o encontro, que discutiu medidas de proteção contra enchentes nos municípios do Rio Grande do Sul, contou com a presença das principais autoridades, como governador, Eduardo Leite; do secretário-executivo da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução; e o presidente da Assembleia, Adolfo Brito. Além dos prefeitos das principais cidades afetadas com as enchentes.

As propostas foram entregues ao secretário-executivo da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução

Leite falou sobre a necessidade de ações que promovam a resiliência das cidades se adaptando as mudanças climáticas com planejamento urbano, desassoreamento de rios e infraestrutura que suporte pessoas. O mesmo também conta que está sendo buscado viabilizar recursos, tanto do Tesouro do Estado quanto de financiamentos da União.

Em sua apresentação, a Eng. Nanci destacou as ações do Programa Reconstruir, que mobiliza profissionais voluntários para prestar apoio técnico após enchentes no Rio Grande do Sul.
“Ainda na primeira quinzena de maio, criamos o Reconstruir-RS, programa em que os profissionais voluntários do Conselho se cadastram por meio de formulário e que já conta com mais de 2,5 mil profissionais de todo o Brasil. Firmamos um Convênio com a Famurs para que os municípios mais atingidos pudessem contar com esse voluntariado técnico”, explicou.

Professora da Ulbra, a conselheira da Câmara de Eng. Química Renata Farias de Oliveira também participou

Esclareceu ainda que as quatro primeiras ações atenderam às solicitações das prefeituras, Sinimbu, Venâncio Aires, Vale do Sol, Putinga, antes do Edital de Credenciamento do Governo do Estado, que hoje somente empresas registradas no CREA-RS ou CAU podem fazer as vistorias. “Em Canoas, realizamos uma ação conjunta com o CREA-PR e CREA-SC, somente em prédios públicos, que não estão contemplados nos editais. Das 51 vistorias técnicas em escolas e Unidades Básicas de Saúde, resultaram em 97 laudos entregues à Prefeitura de Canoas”, detalhou.

Também presente a coordenadora da Geominas, Geól.  Cassiana Michelin

Enfatizou que o objetivo do programa não abre uma concorrência com os profissionais do Sistema Confea/Crea. “Muito contrário, este trabalho vai abrir um campo de trabalho, porque somente empresas com registro no CREA-RS poderão executar as obras apontadas nos laudos técnicos.

Os técnicos apontaram sugestões para qualificar o sistema de proteção da Região Metropolitana. O documento que reúne as propostas foi entregue aos governos federal e estadual e servirá de base para análises técnicas.