Fundação Liberato lança Mostratec 2013 com apoio do CREA-RS

Eng. Capoani e Pedro Malbini, oresidente Conselho Deliberativo, firmam parceria para terceira edição Prêmio CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, com o apoio da Assembleia Legislativa, lançou a Mostratec 2013 na tarde de quarta-feira (2), no Salão Júlio de Castilhos do Parlamento gaúcho. O diretor executivo da Fundação Liberato, professor Leo Weber, assinalou que o lançamento na Assembleia amplia a visibilidade da iniciativa e suas possibilidades de interlocução entre todos os segmentos que atuam na Mostratec. “É muito importante que neste momento a Casa do povo também seja a casa dos jovens cientistas”, afirmou Weber, enfatizando o âmbito nacional e internacional da Mostratec. Feira de ciência, tecnologia e inovação que reúne centenas de trabalhos científicos de estudantes do ensino técnico, a Mostratec está completando 28 anos. Em 2013 será realizada de 20 a 25 de outubro nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Em números, esta edição contará com 350 trabalhos inscritos de estudantes jovens e 50 na faixa etária entre 14 e 20 anos,  mais de 5 mil estudantes representantes de 22 países.
O deputado Cassiá Carpes, representando a Presidência da Assembleia, ressaltou o orgulho em receber o lançamento da Mostratec no Legislativo. “Iniciativas como essa, de valorização da educação e da ciência, e de incentivo aos jovens, sempre podem contar o apoio da Assembleia”, assegurou o parlamentar. Ele destacou também o Prêmio Jovem Cientista, instituído pelo Parlamento gaúcho, e que assegura aos três estudantes melhor classificados na Mostratec a participação no Congresso anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O secretário de Estado da Educação, José Clóvis Azevedo, acentuou o caráter de permanência da Mostratec e a contribuição da Fundação Liberato para o incentivo à ciência. “Hoje não se concebe ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensino. Precisamos desenvolver uma cultura de pesquisa, de investigação, estimular o pensar”, defendeu.
Na oportunidade, o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, assinou o convênio de cooperação com a Fundação Liberato firmando a realização do Prêmio CREA-RS de Inovação Tecnológica, em sua terceira edição. Esta premiação é concedida a dois projetos nas áreas de Ciências e Tecnologias. O Conselho ainda conta com os conselheiros das Especializadas nas Comissões avaliadoras da Mostratec.
Com informações da Agência ALRS