Notícia

Fundação Liberato lança Mostratec 2013 com apoio do CREA-RS


Eng. Capoani e Pedro Malbini, oresidente Conselho Deliberativo, firmam parceria para terceira edição Prêmio CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, com o apoio da Assembleia Legislativa, lançou a Mostratec 2013 na tarde de quarta-feira (2), no Salão Júlio de Castilhos do Parlamento gaúcho. O diretor executivo da Fundação Liberato, professor Leo Weber, assinalou que o lançamento na Assembleia amplia a visibilidade da iniciativa e suas possibilidades de interlocução entre todos os segmentos que atuam na Mostratec. “É muito importante que neste momento a Casa do povo também seja a casa dos jovens cientistas”, afirmou Weber, enfatizando o âmbito nacional e internacional da Mostratec. Feira de ciência, tecnologia e inovação que reúne centenas de trabalhos científicos de estudantes do ensino técnico, a Mostratec está completando 28 anos. Em 2013 será realizada de 20 a 25 de outubro nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Em números, esta edição contará com 350 trabalhos inscritos de estudantes jovens e 50 na faixa etária entre 14 e 20 anos,  mais de 5 mil estudantes representantes de 22 países.
O deputado Cassiá Carpes, representando a Presidência da Assembleia, ressaltou o orgulho em receber o lançamento da Mostratec no Legislativo. “Iniciativas como essa, de valorização da educação e da ciência, e de incentivo aos jovens, sempre podem contar o apoio da Assembleia”, assegurou o parlamentar. Ele destacou também o Prêmio Jovem Cientista, instituído pelo Parlamento gaúcho, e que assegura aos três estudantes melhor classificados na Mostratec a participação no Congresso anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O secretário de Estado da Educação, José Clóvis Azevedo, acentuou o caráter de permanência da Mostratec e a contribuição da Fundação Liberato para o incentivo à ciência. “Hoje não se concebe ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensino. Precisamos desenvolver uma cultura de pesquisa, de investigação, estimular o pensar”, defendeu.
Na oportunidade, o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, assinou o convênio de cooperação com a Fundação Liberato firmando a realização do Prêmio CREA-RS de Inovação Tecnológica, em sua terceira edição. Esta premiação é concedida a dois projetos nas áreas de Ciências e Tecnologias. O Conselho ainda conta com os conselheiros das Especializadas nas Comissões avaliadoras da Mostratec.
Com informações da Agência ALRS
 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: