CREA-RS marca presença no XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia

Delegação gaúcha participa do Congresso Brasileiro. Créditos: CREA-RS

Inicia nesta terça-feira (19/11), e se estende até o dia 22, o XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia, sediado em Cuiabá, capital de Mato Grosso. O CREA-RS marca presença com estande institucional para receber os profissionais da área agronômica. O presidente do Conselho, Eng. Civ. Luiz Alcides Capoani, e a delegação gaúcha, formada por conselheiros e inspetores, participam da cerimônia de abertura oficial, à tarde.

Eng. Capoani junto aos demais presidentes de CREAs que prestigiam o evento

Nomes de peso, como Roberto Rodrigues e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Estáquio Andrade Ferreira, já confirmaram a presença como palestrantes do Congresso. O "Engenheiro Agônomo do Século XXI", uma das temáticas principais do evento, será tema da palestra do Engenheiro Agrônomo, político e professor Roberto Rodrigues. Já Antônio Andrade, deputado federal licenciado, Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais e produtor rural nascido em Patos de Minas (MG), discorrerá sobre "Novas Tecnologias e Bioética".

"Estamos confiantes que teremos um congresso rico em debates. Com estas confirmações fechamos a programação oficial do evento e também conseguimos o apoio do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, que colocará todas as atividades da secretaria municipal de cultura à disposição do Congresso", garantiu o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso, João Dias, organizador do evento.

Outra presença importante que está sendo anunciada é a do ex-ministro, Alysson Paulinelli, que discorrerá sobre produção de alimentos seguros e as barreiras comerciais e internacionais.  Paulinelli comandou o Ministério de Agricultura na década de 70 no período de abertura do Cerrado Brasileiro à agricultura, ganhador do Prêmio Mundial de Alimentação e da Agricultura - World Food Prize.

Também foram convidados os deputados federais Júlio Campos - da bancada mato-grossense, e Augusto Coutinho - coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia e, o deputado estadual José Domingos, que participarão da mesa redonda sobre temas ligados a defesa dos interesses do agrônomo no Legislativo Federal e a atuação da Frente Parlamentar em defesa da engenharia e da agronomia.

Outras figuras de destaque do meio agronômico do país como Ângelo Zabata Trappe, Guilher Guimarães, Eduardo Daher, Alan Jorge Bojanic e Daniel Antônio Salati, irão participar. José Adilson de Oliveria, presidente da Confederação dos Engenheiros Agronomos de Brasil (Confaeab) e João Dias Filho, presidente da AEA-MT, instituições organizadoras do evento, irão coordenar grupos de trabalho. Os fatos e mitos sobre uso de agrotóxicos e a elaboração das propostas sobre legislação, fiscalização e ética compõem assuntos em discussão durante o congresso.

Com informações Crea-MT