Sustentabilidade dos Creas em debate

O Grupo de Trabalho, criado para construir o perfil de um Crea sustentável, sob a coordenação do conselheiro federal Dixon Afonso Gomes, tem a finalidade de analisar os diversos fatores que influenciam na administração dos Regionais, como contexto social, infraestrutura e pessoal, além da receita financeira. Uma das atividades desenvolvidas pelo grupo, ao longo de seis meses e em fase final, foi o levantamento desses dados para a construção de uma minuta com parâmetros que possibilitem o conhecimento da realidade de cada Regional, visando uma proposta para a melhor equidade financeira, principalmente aos Conselhos com menor receita.

O GT Crea Mínimo está reunido, em Brasília, dias 13 e 14 de novembro, por convocação do Confea. Representando o colegiado das regiões Sul e Sudeste, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, é um dos integrantes do grupo. Segundo ele, “essa proposta possibilitará um incremento na gestão dos Creas com dificuldades de sustentabilidade financeira. É importante a unicidade de serviços e ações para os profissionais e sociedade em todos os Conselhos do País”.

GT Informática

Também representando os Conselhos da região Sul e Sudeste, neste mesmo período, o Eng. Capoani acompanha as discussões do GT de Informática. O grupo vem desenvolvendo propostas que culminem com a efetivação de um sistema informatizado único e integrado, interligando o Confea aos Creas. "Este processo de informatização irá garantir uma maior efetividade nos processos de fiscalização, regulamentação e registro profissional", explana Eng. Capoani. Essa integração irá permitir o acesso e reconhecimento dos serviços e obras que as áreas vinculadas ao Conselho vem realizando em nível nacional. "Serão dados estatísticos de grande valor para o desenvolvimento do País", finaliza.