COP 19: Conferência do Clima da ONU coleciona impasses

Apesar dos apelos do chefe da delegação das Filipinas, país que está em estado de emergência por causa do super tufão Haiyan, para que os esforços para lidar com o aquecimento global fossem mais ambiciosos, a 19ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 19), que está em andamento em Varsóvia, na Polônia, indica que não alcançará resultados significantes.
A Delegação Brasileira cobrou compromissos para a redução do efeito estufa. A proposta pretendia calcular a responsabilidade histórica das emissões de cada país e levar esse dado em conta no futuro acordo climático, que substituirá o Protocolo de Quioto. Os Estados Unidos e a União Européia não gostaram da ideia de ter suas emissões futuras limitadas sob a justificativa de já terem liberado grandes quantidades de gases do efeitos estufa no passado. O argumento brasileiro, no entanto, chegou a contar com o apoio de 130 países.
Participante do evento, o Eng. Civil Lélio Luzardi Falcão, presidente da ASSENAR e Secretário de Meio Ambiente e Ecologia da Força Sindical do Rio Grande do Sul, contou que a Secretária-Geral da Confederação Sindical Internacional (SCI) Sharan Burrow, alertou que os países devem compartilhar conhecimentos e tecnologia. O Eng. Lélio Falcão também destacou o anúncio da realização da COP 20, em Lima, no Peru, que será antecedida por uma pré-COP na Venezuela.“Isso coloca a América Latina no foco dos debates no próximo ano, e eu gostaria de lembrar que o pulmão do mundo, a Amazônia, fica na América Latina e que também temos riquezas minerais, muita água doce, solo e sol, que são fundamentais para a produção de alimentos”, considerou.

Com informações http://www.institutocarbonobrasil.org.br/mudancas_climaticas1/noticia=735707