Nova direção do Neab pretende marcar participação em conselhos da comunidade

Nova diretoria assume em dezembro. Créditos: Arquivo Neab

O Núcleo de Engenheiros e Arquitetos de Bagé tem uma nova diretoria eleita. Resultado de um processo que revelou uma nova composição para a entidade, o grupo liderado pelo presidente Eng. Civil Marcio Marun Gomes deve assumir oficialmente suas funções no próximo dia 7, data em que deve ser também comemorado o Dia do Engenheiro (marcado em 11 de dezembro).
Um dos principais objetivos defendido por Marun é a participação efetiva de representantes da entidade nos conselhos municipais, devido à importante contribuição técnica de seus integrantes. Contudo, o novo presidente entende a participação com Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio como uma das mais importantes. “Questões de convivência urbana e de tombamento patrimonial são dilemas muito atuais e nós queremos contribuir responsavelmente”, garante Gomes. Há várias maneiras de reunir tendências preservacionistas e desenvolvimentistas na comunidade. Uma das apontadas pelo vice-presidente eleito do NEAB, Clóvis Waldy Quadros, é a avaliação de subsídios a proprietários de imóveis tombados que podem ser percebidos mediante descontos. “Há muitas leis complementares que precisam ser apresentadas ao Plano Diretor para que ele seja efetivo sem causar conflitos. Com este mesmo esforço seria importante estabelecer um diálogo permanente entre os interessados”, analisa.
O NEAB também deve trabalhar em outras duas características essenciais: na linha acadêmica, a entidade pretende utilizar da experiência docente de seus integrantes para se aproximar dos futuros engenheiros e arquitetos, formados pela Urcamp. Já no atendimento à categoria, Marcio Marun destaca a atividade de valorização profissional, cuja ideia de capacitação é a oferta de cursos e treinamentos técnicos.
Compõe a nova diretoria, ao lado do Eng. Marun, vice-presidente o Eng. Elet. e Seg. Trab. Clóvis Waldy Quadros, a Secretária Arq. e Urbanista Adriane Luiz Alves e o Tesoureiro Eng. Civ. Adalberto Schäfer.

Com informações: Folha do Sul/Bagé  Crédito: Glauber Pereira