Eventos representativos marcam os 80 anos do Sistema

Datas representativas marcam o mês de dezembro para o Sistema Confea/Crea e Mútua: o Dia do Engenheiro e os 80 anos do Sistema, ambos no próximo 11 de dezembro, em Brasília. Para registrar esse momento, a Câmara dos Deputados realizará sessão solene às 10h. Essa iniciativa parlamentar, segundo o presidente do Conselho, engenheiro civil José Tadeu da Silva, representa o reconhecimento do Legislativo à importância da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento do Brasil. “São oito décadas de regulamentação das atividades da área tecnológica, voltadas para realizações de interesse social e humano, que caracterizam o exercício das nossas profissões”, destaca José Tadeu.

Na ocasião, também será apresentado o Fórum de Criação da Frente Parlamentar pela Engenharia e Agronomia, que atua na defesa dos Projetos de Leis em andamento no Congresso Nacional e que contemplam o Sistema Confea/Crea e Mútua. São esperados para o Fórum conselheiros federais e suplentes, coordenadores nacionais de Câmaras Especializadas dos Creas e da Comissão de ética, Crea Júnior, ex-presidentes do Confea, representantes do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), das Entidades Precursoras do Sistema homologadas pelo Plenário do Confea, dos Colégios de Entidades Regionais dos Creas, entre outras lideranças do Sistema que atuam nos estados brasileiros.

Encerramento do Congresso de Profissionais

À agenda de dezembro será agregada a segunda etapa do 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que nesta edição debate o tema “Marco Legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional”. De 8 a 11 de dezembro, serão discutidos e validados os resultados sistematizados da 1ª etapa, realizada no mês de setembro, em Gramado (RS). Para isso, será realizada no dia 10, Sessão Plenária Extraordinária do Conselho para recebimento formal e devidos encaminhamentos dos resultados do CNP.

Já na manhã do dia seguinte (11/12), lideranças e delegados estaduais participam de sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Engenheiro e aos 80 anos do Confea. “Será uma oportunidade de chamar atenção do Legislativo para os assuntos prioritários do setor que funcionarão como caminhos para a atualização dos marcos regulatórios. Será possível também demonstrar à sociedade o esforço do Sistema em avançar com eficiência e qualidade, nos próximos 80 anos, rumo ao atendimento das demandas nas áreas de infraestrutura, saneamento, meio ambiente, tecnologia, agricultura ou pesquisas científicas. Porque tudo isso está relacionado à área tecnológica”, pontua o presidente do Confea.