Notícia

Coema conhece Projeto E-lixo implantado na capital gaúcha


Hoje em dia, com a cultura do consumo, equipamentos eletrônicos são rapidamente substituídos por outros mais novos e tecnologicamente mais avançados. Com isso, surge a dúvida de onde descartar os equipamentos antigos sem que isso tenha grande impacto ambiental. Mas o que muita gente não sabe é que Porto Alegre conta com postos de coleta para esse tipo de lixo, que ficam à disposição da população durante o ano inteiro.

O projeto Reciclagem Tecnológica, uma ação conjunta entre o Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) da Prefeitura de Porto Alegre e o DMLU mantém pontos de coleta para equipamentos eletrônicos. Outra ação pioneira que também faz parte desde projeto é a Feira de Descarte de Equipamentos Eletrônicos. A campanha acontece anualmente e visa difundir a ideia da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade, conscientizando a população para o correto descarte deste tipo de material. Nas três últimas edições, foram coletadas mais de 75 toneladas de equipamentos. Neste ano, a 4ª edição da Feira acontece dia 14 de dezembro no estacionamento da Usina do Gasômetro.

A reciclagem do E-lixo, como são chamados esses resíduos, é uma forma de também desenvolver a responsabilidade sócio-ambiental. No dia 21 de novembro, a Comissão Permanente de Meio Ambiente do CREA-RS conheceu outra iniciativa ligada à reciclagem de equipamentos eletrônicos, o projeto Tupabãe Eletrônico da ONG Rede Cooperação. Através da reciclagem tecnológica, moradores de rua ganham oportunidade de trabalho e de geração de renda. Os materiais que são recolhidos através dos dois pontos de coleta localizados nas ruas Voluntários da Pátria, 905 e General Caldwell, 1132, são distribuídos para a central de reciclagem, onde os participantes fazem a seleção, separação e acomodação dos materiais. O dinheiro arrecadado com este trabalho é repassado integralmente para os participantes do projeto, como uma forma de integrar estas pessoas no mercado de trabalho.

Agora você já sabe onde descartar corretamente seu lixo eletrônico. Escolha um ponto de coleta mais próximo de sua casa e faça parte desta ideia!

Endereço dos pontos mantidos pela Prefeitura:
1) Capatazia do DMLU –Rua Alberto Bins,s/nº (em baixo do Viaduto da Conceição);
2) Seção Norte (Travessa Carmen, nº 111);
3) Procempa (Av. Ipiranga, nº 1.200);
4) Capatazia da Glória (Rua Carvalho de Freitas, 1.012);
5) Loja Leroy Merlin da zona Norte (Av. Sertório, 6767 – primeiro ponto de descarte homologado pelo varejo da Capital).
 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: