Notícia

Simpósio internacional vai discutir a relação entre energia e meio ambiente


Qual forma de geração de energia é mais prejudicial ao meio ambiente? Como o desenvolvimento das cidades, as tipologias construtivas e a forma de viver se relacionam com o tema energia e ambiente? Essas e outras questões serão apresentadas e debatidas durante o IX Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental. O evento, que ocorre entre os dias 19 e 21 de maio em Porto Alegre, é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS).
- O simpósio vai discutir a relação da geração, transmissão e consumo de energia com a questão ambiental. Vamos trazer várias formas de geração de energia e avaliar os efeitos ambientais de cada uma das fontes, além de poder discutir qual é forma menos impactante. Teremos painéis sobre cada tipo de energia com essa abordagem - afirma o presidente da ABES-RS, Darci Campani.
Outro destaque do simpósio será o debate sobre o licenciamento ambiental do setor elétrico. De acordo com o presidente da Fundação Estadual de proteção Ambiental (Fepam), Nilvo Alves da Silva, o tema causa polêmica, mas deve ser tratado como um processo que soluciona futuros problemas ambientais e preserva o meio ambiente, e não como um dificultador de obras.
- Existe a necessidade de incorporar a questão ambiental em tudo que a sociedade projeta e faz e em todos os setores, como na agricultura, no transporte e na área elétrica, por exemplo. No transporte, devem existir políticas de controle da qualidade do ar, de renovação da frota e de eficiência do veículos. O meio ambiente ainda não foi incorporado de fato nas políticas públicas e que faz parecer que o problema é o licenciamento ambiental. Claro que é um tema e uma discussão importante, mas é apenas uma parte do processo. É a sistemática que autoriza um projeto de continuar ou não. Como faltam estudos ambientais mais sérios e planejamentos, acaba sendo um processo cheio de conflito e burocracia - ressalta Nilvo Alves da Silva.
De acordo com o vice-presidente da ABES-RS, Alexandre Bugin, o Governo do Estado precisa tratar o processo de licenciamento ambiental como estratégico e de desenvolvimento socioeconômico com a total segurança ambiental. As obras de Energia são empreendimentos de infraestrutura, assim como rodovias, aeroporto e ferrovias, entre outros. Bugin destaca que os órgãos responsáveis devem ser fortalecidos para melhorar o controle na liberação de obras.
- O licenciamento ambiental deve ser agilizado sem perder a segurança, e para isso acontecer, devemos ter órgãos ambientais fortalecidos e estruturados com equipamentos, pessoal e sistema modernizado de gestão dos processos. Além do mais, esse é um tema que deve estar na pauta de planejamento do desenvolvimento do estado obrigatoriamente, para evitar os atropelos e influências políticas nas emissões de licenças - aponta Alexandre Bugin.
Com o objetivo de confrontar ideias e compartilhar experiências para estimular a cooperação entre pesquisadores e profissionais nas áreas de Energia e Meio Ambiente, o IX Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental ocorre entre os dias 19 e 21 de maio no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. A realização do evento é uma parceria entre a ABES-RS, a PUCRS e a Faculdade de Engenharia da PUCRS, com a co-realização da Metroplan, da Fepam, da UFRGS e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Inscrições e outras informações podem ser obtidas no site: www.abes-rs.org.br/qualidade2014.

Serviços:
IX Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental - Energia e Ambiente
Local: Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, localizado na Avenida Alberto Bins, 514 - Centro Historico, Porto Alegre.
Data: 19, 20 e 21 de maio de 2014
Inscrições: www.abes-rs.org.br/qualidade2014

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: