VI Seminário Estadual de Engenharia Mecânica

Representou o CREA-RS o Eng. Ivo G. Hoffmann. Créditos: Arquivo CREA-RS

Ocorreu no último dia 22 a 24 de agosto, em Santa Cruz do Sul, o VI Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial (SEEMI 2012). O evento reuniu, no Auditório Central da UNISC, mais de 200 participantes entre estudantes, profissionais e palestrantes nacionais. Foi a primeira vez que a universidade de Santa Cruz do Sul recebeu este evento, como parte integrante de sua semana acadêmica da Engenharia Mecânica. A solenidade de abertura, contou na mesa com a presença do Reitor Dr. Valdir Tomé, do segundo vice-presidente do CREA-RS, Eng Ivo G. Hoffmann, do presidente da Abemec-RS, Eng. Miguel Atualpa Núñez e do coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Eng Flávio Thier.
Nesta edição, o seminário esteve sob a coordenação da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos – Seção RS (Abemec-RS). Para o presidente da associação, Miguel Atualpa Núñez, este é um evento de grande importância na área de Ciências Mecânicas.
“É um espaço para exposições e discussões de parcela significativa da comunidade científica estadual. Permite de igual modo que pesquisadores e profissionais dessa comunidade estreitem laços, ampliem e consolidem sua rede de informação, além da divulgação de resultados de suas pesquisas”, diz.
Durante os três dias do evento, foram realizados diversas palestras, com o tema central “Inovação Tecnológica”, o VI SEEMI abriu espaço para exposições, discussões e divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas em todo o Brasil.
A palestra de abertura foi realizada pelo Eng. Edgar Bortolini, representando a Pontifícia Universidade Católica do RS - PUCRS com o tema “A inovação tecnológica: Conceitos, motivações e dimensões na engenharia mecânica”.
Outros palestrantes também participaram do VI SEEMI 2012, Eng. José Alquati proferiu palestra “Inovações tecnológicas para a vida”, representando o setor de engenharia da Robert Bosch, mostrando a grandeza e a importância desta empresa para a vida humana. Marcelo Nicolau da Philips proferiu palestra sobre “Inovações em iluminação veicular, visando à segurança e bem estar”, o conceituado Eng. Luiz Inácio Sebenello, proferiu a palestra “Ética e responsabilidade civil” encerrando o segundo dia do evento, com saudações e pedidos dos acadêmicos para retornar em 2013, finalizando o segundo dia do evento, contamos com a participação ilustre do Eng. Jorge Nei Brito, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), e presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial-FENEMI, com a palestra “Ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. Iniciando o último dia do evento, o VI SEEMI, recebe o Sr. Lucas Brito, graduando da UFSJ, membro da equipe de pesquisa daquela Universidade, com a palestra “Técnicas em manutenção preditiva”, proporcionando a integração acadêmica. O Eng. Luciano Grando proferiu palestra com o tema “Periculosidade em elevadores, avaliação de risco nas atividades de manutenção e instalação de elevadores elétricos.

O Eng. Sandro Schneider, proferiu a palestra” A responsabilidade técnica dos engenheiros e a ART” encerrando a programação de palestras do evento, com saudações ao tema de grande debate e repercussão junto aos participantes do dia. Encerrando as atividades do VI SEEMI, o presidente da ABEMEC-RS, Eng. Miguel Atualpa Núñez proferiu algumas palavras de agradecimento a todos os participantes e apoiadores do evento, agradecendo especialmente ao coordenador do curso de engenharia mecânica da UNISC, Eng. Flavio Thier, aos apoiadores CREA-RS, Mútua-RS, PHILIPS, PUC-RS, SengeE-RS e Asbrav.
Durante o VI SEEMI 2012 contamos com a integração profissional e participação de engenheiros da região de Santa Cruz do Sul e também dos conselheiros do CREA-RS em um saboroso jantar oferecido no restaurante Bierhals.
Fonte: Assessoria de imprensa ABEMEC- RS / Newstime