Notícia

Confea participa do lançamento de nova ferramenta da Funasa


 

O presidente do Confea, Eng. Civil José Tadeu da Silva, participou na tarde da última terça-feira (28/8) da cerimônia de lançamento do Sistema Integrado de Monitoramento de Convênios (Sismoc), desenvolvido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O evento, realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados em Brasília, teve a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do presidente da Funasa, Gilson Queiroz; do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; do deputado Eduardo Gomes, representando o presidente da Câmara, Marco Maia; e do secretário de Estado da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa. Também estiveram representados na solenidade os Creas de Minas Gerais, Tocantins e São Paulo.
A abertura do evento foi marcada pela demonstração em primeira mão do Sismoc, cujo objetivo é apresentar ao cidadão o estágio de cada um dos 12 mil convênios de saneamento firmados entre a Funasa e os municípios brasileiros com população até 50 mil habitantes. Grande parte desses projetos está em fase de execução, incluindo os contratos e termos de compromisso relativos ao PAC 1 e PAC 2. “Com o sistema, conseguimos de forma transparente fazer acompanhamento das obras e conhecer a tramitação de convênios”, explicou o presidente da Funasa durante a apresentação da ferramenta, que permite ainda o acesso direto aos relatórios produzidos pelos engenheiros da fundação. São esses profissionais os responsáveis por alimentar o Sismoc com informações e registro fotográfico da obra. Para Gilson Queiroz, esse acompanhamento online dará mais segurança à Funasa para a liberação das parcelas de pagamento de execução dos empreendimentos. 
Em discurso, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avaliou as vantagens que o Sismoc proporcionará ao gerenciamento das obras públicas. “É um instrumento forte de engenharia que permite acelerar processos e aprimorar a gestão. Agora isso só funciona com engenheiros, mesmo”, comentou o ministro referindo-se ao esforço dos profissionais para a efetiva execução das obras. Somente neste ano, o total de pagamentos efetivados pela Funasa aos municípios superou, em mais de 88%, o montante de 2010. A expectativa do ministério é de que o investimento em 2012 supere o somatório dos dois últimos anos. “Esperamos que a Funasa esteja mais próxima do coração do Brasil. Com o sistema e essas informações, chegará ainda mais”, disse.
Para José Tadeu, o Sismoc permitirá à população saber onde os recursos públicos estão sendo investidos
 
Papel do Engenheiro
A atualização das informações do Sismoc compete a técnicos e a pouco mais de 200 engenheiros das superintendências estaduais da Funasa. Após cada visita a obra, o engenheiro responsável atualiza os dados, tornando a divulgação mais dinâmica e transparente. Para o presidente do Confea, a ferramenta é um trabalho de tecnologia da informação que depende basicamente do conhecimento da engenharia e que permitirá à população saber onde os recursos públicos estão sendo investidos: “Os engenheiros irão alimentar o sistema com informações técnicas para qualquer cidadão entender onde estão sendo aplicados os recursos públicos”. De acordo com José Tadeu, essa transparência é importante na medida em que torna visíveis obras que geralmente não são tão aparentes, como um prédio em construção. 
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: