Proamb lança campanha de destinação de resíduos sólidos

A Fundação Proamb, de Bento Gonçalves, lançou na última segunda-feira uma campanha de destinação final dos resíduos sólidos gerados pelas indústrias com foco no coprocessamento. A Proamb é a única empresa do Rio Grande do Sul que faz a eliminação total de resíduos através de uma destinação comprovadamente segura e licenciada.
Pioneiro no Rio Grande do Sul, o projeto de coprocessamento da Fundação Proamb passou a operar a partir de 2013. Atualmente, o serviço é uma alternativa absolutamente segura e devidamente licenciada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) - em conformidade com a portaria n° 016-2010 - de destinação final dos resíduos sólidos com características de inflamabilidade. Uma comprovação de idoneidade e lisura em todas as fases do processo, da retirada dos resíduos até sua eliminação total e a emissão de certificado legal.
O coprocessamento é hoje uma grande alternativa para a destruição total de resíduos industriais perigosos gerados pelas empresas. Com a eliminação completa, cessa a necessidade de gerar passivos em aterros e a obrigação de monitorar o resíduo eternamente. Esse processo suspende a responsabilidade da empresa com o resíduo gerado.
Com mais de 20 anos de experiência e tecnologia própria em soluções ambientais, a Fundação Proamb disponibiliza as empresas sua unidade de coprocessamento, em Nova Santa Rita (RS). Através de sistema especialmente desenvolvido para identificar, selecionar e processar resíduos sólidos industriais, produz um combustível alternativo para a indústria do cimento, preparado através do mix de resíduos industriais, denominado “blend”.
O blend produzido é conduzido aos fornos da Intercement, empresa fabricante de cimento parceira no processo. Dentro dos fornos de fabricação de cimento, como combustível alternativo ao combustível convencional (coque de petróleo), o blend é queimado gerando calor. Posteriormente, as cinzas residuais da queima nos fornos são incorporadas ao cimento fabricado.
Para conhecer mais sobre o coprocessamento e saber se os resíduos de sua empresa possuem o perfil necessário para entrar no processo, entre em contato com a Fundação Proamb através do fone (54) 3055.4339 ou acesse http://www.proamb.com.br/mais-coprocessamento.

Fonte: PROAMB