Ares participa de debate sobre eSocial

No último dia 11 de setembro, o presidente da ARES e conselheiro da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-RS, Eng. Seg. Trab. Rogério Luiz Balbinot, participou da segunda reunião oficial do Grupo de Trabalho eSocial da FENACON, realizada na sede do SESCON/SP, na capital paulista. O evento contou com a participação do coordenador da ferramenta no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), José Alberto Maia, e do representante do CFC, Cassius Coelho.
José Alberto Maia falou sobre a importância do envolvimento de todos os segmentos para o sucesso da iniciativa e da cooperação dos diversos setores diversos órgãos participantes, juntamente com as empresas de TI para a eficácia da implantação do eSocial.
No encontro foram debatidos assuntos relacionados a implementação do e-Social junto com representantes do segmento empresarial de Tecnologia da Informação.
O Eng. Rogério Luiz Balbinot colocou o problema detectado dos agentes agressivos do MTE e INSS que não foram contemplados de forma separada para cada legislação e ficou responsável em ajudar o grupo nesta área específica bem como nas demais.
Foi debatido no grupo que a Interface do PCMSO e PPRA ser independente e, que é absolutamente fundamental ter interface WEB para inclusão dos procedimentos de PCMSO e PPRA, onde a empresa autoriza um CPF ou CNPJ, com assinatura digital, para que a empresa terceirizada possa incluir as informações ou transmitir o XML. Deverá ser disponibilizado o downloads desses XML pela empresa para que possa incluir nos seus sistemas para, quando necessário, o sistema local analisar alguma consequência previdenciária por consequência desses registros. Maia informou, ainda, que está contemplado no sistema por sugestão do GT Confederativo e da Fenacon.
Novas reuniões serão realizadas para debater o alinhamento do sistema em todos os âmbitos, visando a simplificação do processo de implantação do eSocial para os contribuintes, empregadores, empregados e governo.
A reunião ainda contou com a presença dos diretores de Assuntos Legislativos e de Tecnologia da Fenacon, Antonino Ferreira Neves e Dorywillians Botelho de Azevedo, o vice-presidente e vice-presidente Administrativo do Sescon/SP, Márcio Shimomoto e Wilson Gimenez Júnior, representante do Conselho Federal de Contabilidade no GT Confederativo, Cassius Coelho além dos representantes de diversas empresas de Tecnologia de Informação do País.

Com informações: ARES