Notícia

Sargs: em defesa do ambiente e da profissão


Créditos: Arquivo SARGS

A Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs) tem nos últimos dois anos dedicado intensos esforços para a divulgação do novo Código Florestal, junto aos associados de suas filiadas em todo o Estado. Segundo o diretor-presidente da Sargs, Engenheiro Agrônomo Gustavo André Lange, também conselheiro da Câmara de Agronomia do CREA-RS, a entidade entende a importância da disseminação de competências voltadas ao cumprimento da lei e suas normas regulamentadoras, vislumbrando neste dispositivo o retorno ao acompanhamento mais direto das condições das propriedades por parte dos Engenheiros Agrônomos.

“Da publicação da Lei em 12.651/2012 até os dias de hoje, a Sargs tem insistido na necessária participação dos Engenheiros Agrônomos na etapa que agora se apresenta, ou seja, o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). É nesta fase que serão lançados no sistema administrado pelo Ministério do Meio Ambiente todos os dados das propriedades, se considerarmos somente o Rio Grande do Sul, algo em torno de 400 mil propriedades rurais. É no cadastramento que o produtor informa a situação da sua propriedade diante da legislação ambiental, definindo-se o que deve ser recuperado ou recomposto. Conceitos de APP, reserva legal, área antropizada, área consolidada até 28/07/2008 aparecem necessariamente quando do preenchimento do CAR, a própria análise documental exige acuidade e conhecimento para a correta inscrição da propriedade”, explica.

Salienta ainda que é necessário lembrar que, após o cadastro, havendo passivo a corrigir, será exigido um Plano de Recuperação Ambiental (PRA), outro documento onde se fazem necessárias a capacitação e a responsabilidade inerente aos profissionais habilitados, entre eles, primordialmente os Engenheiros Agrônomos. “O PRA buscará a adequação das propriedades aos limites estabelecidos na legislação. Essas ações visam proporcionar a recomposição ambiental, dentro dos compromissos globais com o meio ambiente. Espera-se a preservação ou recuperação dos mananciais hídricos, da flora e da fauna, obviamente se houver o cumprimento da legislação”, ressalta.

A Sargs entende que este cadastramento servirá, também, como porta de entrada do profissional na propriedade rural, levando um novo pensar de sua exploração de uma maneira financeiramente eficiente, socialmente justa e ambientalmente correta. “Sobre o tema, já realizamos 14 cursos e palestras, com mais de 700 participantes. A Sargs está presente, em conjunto com suas filiadas, nas mais variadas instâncias, das discussões envolvendo o tema. Compondo comissões e grupos de trabalho, sugerindo modificações à legislação estadual, que deve ser atualizada face às peculiaridades do bioma pampa, áreas de banhado, lavouras tradicionais como a do arroz, uva, banana e outras. Em todas as oportunidades têm sido ressaltadas a capacitação e a competência dos profissionais da nossa área de atuação”, detalha.

Nesta mesma linha, a Sargs já tem programada a realização do Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos nos dias 20 e 21 de novembro de 2014 em parceria com as suas filiadas e outras entidades e órgãos vinculados à área agronômica. Será esta a maior oportunidade de debate das questões da classe nos últimos anos. “Desde já destacamos a necessidade do comprometimento das Associações Regionais de Engenheiros Agrônomos, de modo a tornar o mais representativo possível este Congresso, cuja realização está sendo retomada após longo período”, destaca.

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: