Notícia

Nova diretoria da AEAPA comemora Dia do Engenheiro Agrônomo


Presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, participou do evento. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, prestigiou a posse oficial da Gestão 2014/2016 da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre (Aeapa), que ocorreu na quinta-feira (09) na sede da Mútua-RS. Tendo à frente o Eng. Agrônomo Pedro Alberto Selbach, também diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, a nova diretoria da entidade também comemorou o Dia do Engenheiro Agrônomo antecipadamente, já que a data é 12 de outubro. Fundada em 09 de junho de 1979, a Aeapa é registrada como entidade de classe no CREA-RS, filiada à Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs) e associada à Cooperativa de Crédito CreaCred-RS.

Encerrando seu mandato, o ex-presidente da entidade, Eng. Agrônomo Cezar Léo Nicola, além das boas-vindas apresentou aos presentes uma prestação de contas, com os eventos, palestras e workshops técnicos promovidos aos profissionais, proporcionando um saldo positivo para a Aeapa. Destacou o salto de qualidade na nova direção da entidade ao passar o bastão para o novo presidente, Eng. Selbach, elogiando a nova diretoria. 

Eng. Agr. Cézar Nicola

“A nossa missão é continuar trabalhando para a valorização profissional, além de cada vez mais atrair pessoas para a nossa entidade”, destacou o Eng. Selbach. Salientou ainda sobre a necessidade de os Engenheiros Agrônomos estarem sempre nas principais decisões políticas referentes às suas profissões. 

Também presente, o presidente da Emater, Lino De David, ressaltou o trabalho dos extensionistas rurais no sentido de garantir a segurança alimentar. “Temos um papel importante na produção sustentável de alimentos”, afirmou.

O Eng. Capoani parabenizou o novo presidente, afirmando que as entidades têm um papel muito importante no sentido de organização da sociedade. “É mais fácil ser presidente do CREA, se olharmos os recursos, mas as entidades são importantes na capacitação dos profissionais, na troca de experiência, além de congregar”, disse, destacando ainda a Agronomia como uma importante categoria para o Brasil. “O trabalho dos Engenheiros Agrônomos garante uma agricultura forte e alimento seguro para o Brasil”, apontou.

Homenagem Engenheiro Agrônomo  - “Em 12 de outubro de 1933, foi assinado o Decreto Lei 23196, que regulamentou o exercício da profissão de Engenheiro Agrônomo. São passados 81 anos de muitas lutas e conquistas, com a união desta categoria profissional. Por esta razão, nesta data é comemorado o Dia do Engenheiro Agrônomo”, dizia o cerimonial da noite festiva, antes de homenagear o diretor técnico da Emater-RS, Eng. Agr. Gervásio Paulus. 

Ao entregar a placa de Engenheiro Agrônomo do Ano, o Eng. Selbach destacou o trabalho do Eng. Gervásio, escolhido de forma unânime pela entidade. Em seu discurso, o Eng. Gervásio Paulus agradeceu a homenagem, como um reconhecimento ao trabalho de pesquisa, em busca de novas técnicas que contribuam para melhores safras. “Por isso somos Engenheiros Agrônomos”, destacou. 

Congresso Estadual de Engenheiro Agrônomos

O presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (sargs), Eng. Agrônomo Gustavo André Lange, aproveitou a ocasião para apresentar a programação do Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos, que irá realizar-se nos dias 20 e 21 de novembro de 2014, em Porto Alegre.
“Esta será a maior oportunidade de debate das questões da classe nos últimos anos. Desde já destacamos a necessidade do comprometimento das Associações Regionais de Engenheiros Agrônomos, de modo a tornar o mais representativo possível este Congresso, cuja realização está sendo retomada após longo período”, destacou.

Eng. Gustavo Lange

Nova Diretoria da Aeapa

Presidente: Pedro Alberto Selbach
Diretoria: Vice-presidente: Cezar Léo Nicola; 1º Secretário: Carlos Alberto Bissani; 2º Secretário: Angel Felix Barron; 1º Tesoureiro: Gustavo André Lange; e 2º Tesoureiro: Lair Baum Ferreira
Conselho Deliberativo: Ivo Lessa; Luiz Carlos Federizzi; Lúcia Brandão Franke; Mário Hamilton Vilela; Matheus Stapassoli Piato e Nídio Antônio Barni
Conselho Fiscal: Titulares: Aroni Sattler; Dante Carlos Schuch e Elemar Antonino Cassol. Suplente: Marcelo Porto Nicola

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: