Notícia

Aprovados em concurso para fiscal agropecuário no RS pleiteiam mais nomeações


Profissionais reivindicam mais vagas em concursos de fiscal agropecuário. Créditos: Arquivo CREA-RS

Em nome do presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, o assessor da presidência Eng. Daniel Weindorfer recebeu ao final da tarde de ontem (14) três engenheiros agrônomos e uma veterinária aprovados no último no concurso da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária (Seapa) e Agronegócio para fiscal agropecuário. O concurso para 130 vagas foi realizado no final de 2013. Os aprovados pleiteiam mais nomeações e alegam que a demanda do Estado é de 277. A visita foi para solicitar o apoio do CREA-RS à causa, conforme explicou o Eng. Agr. Alonso Andrade. 

O trabalho do fiscal agropecuário consiste na inspeção de produtos de origem animal e vegetal, além de defesa sanitária. “Foi diagnosticado que eles precisariam de 277, mas para algumas regionais eles abriram cadastro reserva, não abriram vaga. Queremos que o governo firme esse compromisso, de preencher todas as vagas necessárias”, diz Andrade.

O engenheiro agrônomo criou uma petição na internet para reivindicar a nomeação dos aprovados no cadastro reserva, e já conseguiu mais de mil assinaturas. A Associação dos Fiscais Agropecuários do Estado (Afagro-RS) está apoiando o movimento dos aprovados. Além da demanda já existente por esses profissionais, há ainda a previsão de 100 aposentadorias de servidores até o próximo ano. “Isso vai com certeza aumentar a defasagem que já existe de servidores. Nós apoiamos a organização do grupo do cadastro de reserva, é importante para defender o agronegócio gaúcho”, afirma o presidente da Afagro-RS, Antônio Augusto Medeiros.

O Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul afirma que os aprovados têm o direito de pleitear as vagas, mas ressalta que as 277 vagas divulgadas no estudo retratam apenas o número que seria ideal. Também informa que até o próximo ano, quando parte dos 100 servidores vão se aposentar, outros 40 aprovados devem ser nomeados.

Com informações Portal Rural BR Agricultura 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: