CREA-RS fiscaliza 230 empreendimentos em Bagé e Dom Pedrito

Fiscais em atuação preventiva e orientativa em obras e empreendimentos de saúde. Créditos: Jornal Folha do Sul

Até terça-feira (21), cerca de 80 construções e empreendimentos de saúde foram fiscalizados pela equipe de fiscais do CREA-RS. Trata-se de um programa intensivo de fiscalização nos municípios de Bagé e Dom Pedrito – atividade que se estende até a próxima sexta-feira (24). Os focos da ação são a construção civil e os estabelecimentos geradores de resíduos dos serviços de saúde. A meta é fiscalizar 150 obras civis e 80 empreendimentos de saúde.

Conforme informações da assessoria de imprensa do Conselho, a previsão para a divulgação dos resultados é o dia 27 de outubro. Participam da ação os agentes fiscais Jorge Antônio Martins Mota, Gustavo Marure Vaz, Flávio Medeiros Prado, Mario Fernando Paulino e o supervisor de Fiscalização Mauro Rogério Castro Brião. Conforme explicou Paulino, o trabalho do primeiro dia foi comprometido pelo incêndio que ocorreu em uma torre da usina de Candiota, na segunda-feira, pois houve deslocamento até aquele município.

Paulino comenta que, até agora, nenhuma irregularidade foi verificada nesses cerca de 80 locais. Vale destacar que, nas obras civis, é verificada a existência da responsabilidade técnica pelo projeto e execução dos serviços. Constatada a inexistência de responsável técnico, o proprietário do empreendimento é autuado. Se constatada a falta do registro da anotação de responsabilidade técnica, um termo de requisição de documentos e procedimentos é lavrado à empresa ou ao profissional.

Na área dos estabelecimentos geradores de resíduos dos serviços de saúde, em farmácias, postos de saúde, consultórios odontológicos, hospitais, clínicas veterinárias, entre outros, são solicitados, por meio de um termo de requisição de documentos e procedimentos, as empresas responsáveis pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos dos serviços de saúde.

Nos hospitais, é  solicitada, também, a relação das empresas prestadoras de serviços em elevadores, caldeiras, climatização, grupo motogerador, central e rede de gás, sonorização, manutenção predial, manutenção, instalação elétrica e equipamentos, câmaras frias, sistema de alarmes, rede lógica, tratamento de caixas d'água e piscinas, dedetização, telefonia e transformador e subestação de energia e Plano de Proteção contra Incêndio.

Fonte: Jornal Folha do Sul