Notícia

Quatro jovens pesquisadores ganham o Prêmio CREA-RS de Inovação Tecnológica


Diretor Financeiro do CREA-RS, Eng. Op.-Mec. Sérgio Boniatti, entrega premiação a jovens inventores. Créditos: Sidney Scaravonatti

Nesta edição da Mostratec 2014 foram expostos 482 projetos em 13 áreas do conhecimento, sendo 370 de alunos do ensino médio e educação profissional (de 14 a 20 anos) e 112 compondo a Mostratec Júnior, referente a alunos do ensino fundamental (de 7 a 13 anos), de todos os estados brasileiros e de outros países.

Dois projetos foram os ganhadores do Prêmio CREA-RS de Inovação Tecnológica, que receberam das mãos do diretor financeiro do CREA-RS, Eng. Op-Mec. Sérgio Boniatti, na noite de sexta-feira (31), a premiação que possibilitará que participem da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) 2015 em São Paulo. 

O projeto “Interfaceamento eletrônico entre cérebro e máquina”, dos alunos Vinícius Becker Belmonte Alves e Leonardo Rafael da Silva, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, com orientação do professor L. Galbarino, foi um dos premiados. O trabalho teve como objetivo implementar uma ICM (Interface Cérebro Máquina) não invasiva para que no futuro seja possível auxiliar efetivamente portadores de necessidades especiais físicas severas no desempenho de atividades cotidianas de forma independente. A ICM é um sistema que utiliza sinais elétricos do cérebro e, através de um computador, proporciona um sinal de saída para controle de um dispositivo externo, como uma cadeira de rodas automatizada.

Segundo os alunos, a metodologia demandou uma extensa pesquisa bibliográfica sobre a fisiologia cerebral e de materiais para empregar um treinamento específico, além da execução de experimentos de controle do robô utilizando dispositivos eletrônicos de comunicação sem fio, microcontrolados, com acompanhamento e medição de sinais elétricos de saída. A partir de testes em um ambiente controlado, foi constatado que o tempo médio que decorre após a ocorrência real do comando cerebral para ativação do dispositivo externo varia de 0,10 a 0,23 segundos e que a captação de sinais cerebrais enviados ocorre corretamente em 92% das tentativas. Comprovou-se, então, a existência de uma alternativa de solução para a problemática proposta.

Também merecedor da distinção foi o projeto “Dispositivo de Registro Sequencial para Veículos”, dos estudantes Gabriel Elias Fernandes e Lucas Joner da Silva, também estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, sob orientação do professor Jocemar Felício Bueno. O trabalho se fundamentou em uma pesquisa realizada pelo DNIT e DPRF, que mostrou que ocorrem por ano 182.900 acidentes com veículos, dentre os quais podemos encontrar acidentes com veículos parados em vias públicas ou estacionamentos coletivos no Brasil.

São acidentes causados, em sua maioria, por erros de manobras, e que muitas vezes não contam com a presença de um dos proprietários dos veículos envolvidos. Os alunos verificaram que no mercado existem vários dispositivos para diminuir o número de roubos, furtos e assaltos, mas que esses dispositivos não permitem que sejam identificados os responsáveis de tais ações.

Os conselheiros das Câmaras Especializadas do CREA-RS integraram a Comissão de Avaliação. São eles o Eng. Eletricista João Otávio Marques Neto, Eng. Civil e Mec. Alberto Stochero, Eng. Florestal Marco Aurélio Pereira de Castro, Geólogo Robson Aquino, Eng. Op.-Mec. João Erotides de Quadro e Eng. Quím. Norberto Holz.

Mais informações no site www.mostratec.com.br
 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: