Mineração gaúcha em busca da retomada do crescimento

Agilidade na concessão de licenças ambientas é um dos temas centrais. Créditos: Arquivo Playpress Assessoria

Importante segmento econômico para qualquer cidade ou estado, o segmento da mineração guarda grande expectativa em relação as ações que serão tomadas pelos governantes eleitos ou reeleitos. O recém eleito presidente do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul (Sindibritas) e a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas), Pedro Antônio Reginato, espera que os governos invistam em política econômicas que sejam favoráveis ao setor.

- Estamos otimistas com a eleição do novo governador José Ivo Sartori. Ele tem um currículo muito grande no Executivo no estado, no qual já teve mandato de prefeito de Caxias do Sul, Deputado Federal e Deputado Estadual. É uma pessoa muito simples e que tem mostrado vontade grande de melhorar o estado. Eu tenho certeza que vamos ter diálogo muito franco e aberto com ele - disse.

No cenário brasileiro, a reeleição da presidenta Dilma Roussef, trouxe expectativa dos empresários de que possam ser vencidos desafios antigos do setor

- Espero que, em função dos resultados das urnas, a presidenta Dilma possa refletir que o povo brasileiro de que quer algumas mudanças. A entidade espera que ela trabalhe as reforças tributárias e políticas que são esperadas há muitos anos pelo povo brasileiro. Que faça um governo que dê ênfase a estas questões e que possa promover grande debate pra que o Brasil busque solução de uma série de problemas que temos em várias áreas importantes, como a infraestrutura, por exemplo - afirmou.

No Rio Grande do Sul, a agilidade na concessão de licenças ambientas é um dos temas centrais. O que se espera, através do trabalho em conjunto com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) é rapidez e correção nas análises, o que faz com que não sejam desperdiçados potenciais espaços de exploração e consequentemente fornecimento de matéria-prima para o mercado.

Fonte: Playpress Assessoria de Imprensa