Notícia

A busca pelo alimento seguro é discutida por entidades da área


A uniçao das entidades em busca de soluções e melhorias para o desenvolvimento agrário do Estado. Créditos: Arquivo CREA-RS

A preocupação com o mau uso de agrotóxicos em propriedades rurais do Rio Grande do Sul motivou a reunião proposta pela Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado) com o CREA-RS.  Segundo o presidente da Fetag, Elton Weber, é fundamental a união de esforços das entidades da área, envolvendo os órgãos públicos, para a regularização do uso e orientação ao produtor. “Já estamos realizando assistência técnica com o produtor para acrescentar melhorias ao processo e minimizar os riscos”, destaca o vice-presidente da Fetag, Carlos da Silva. Acordando com a necessidade urgente de ações protetivas, o Economista Tarcísio Minetto, superintendente da Fecoagro, considera importante que as entidades se unam para promover ações conjunta para os próximos meses que contribuam para a reeducação para o uso correto dos produtos agrotóxicos. 

Após ouvir atentamente as duas entidades, o Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, presidente do CREA-RS, destacou que este tema está presente na Câmara Especializada de Agronomia do Conselho, com ações efetivas de conscientização técnica, desde 2012, e de fiscalização, através de convênios firmados com o Ministério Público. “O Conselho tem intensificado sua fiscalização na área rural, solicitando as notas fiscais de compra e os receituários agronômicos dos produtos utilizados, conforme constatado através de levantamento de embalagens cheias e vazias ou produtos os quais é declarado o uso pelo produtor, se este já tiver devolvido as embalagens”, afirmou o presidente. Citou a última blitz realizada na região de Caxias do Sul, onde foi levantado que mais de 50% das propriedades rurais não tinham documentação no ato da fiscalização para apresentar. Defendendo a importância da atuação do Engenheiro Agrônomo no campo, a fim de evitar riscos, o Eng. Capoani afirmou que o Conselho será parceiro nas ações preventivas e orientativas que serão organizadas pelo grupo.

Ao final, ficou decidida uma nova reunião para o próximo mês, quando as entidades trarão sugestões de ações para o efetivo combate ao uso incorreto de agrotóxicos em nosso Estado. 

Também participaram da reunião pela Fetag o vice-presidente Carlos Joel da Silva, a 1ª secretária Josiane Einloft, entre assessores e funcionários.

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: