Notícia

Presidente do CREA-RS visita itt Performance da Unisinos


A equipe é multidisciplinar para atender às diversas demandas crescentes do mercado. Créditos: Arquivo CREA-RS

Único na Região Sul e com objetivo de contribuir com fabricantes, projetistas, construtores e usuários no atendimento à NBR 15.575/2013, que estabelece exigências de segurança, habitabilidade e sustentabilidade em imóveis residenciais, a Unisinos inaugura em 28 de novembro o Instituto Tecnológico em Desempenho da Construção Civil (itt Performance). A convite de um dos professores pesquisadores do novo laboratório, o conselheiro da Câmara Especializada de Segurança do Trabalho Eng. Eduardo Estevam Camargo Rodrigues, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, visitou ontem as instalações do itt Performance), sendo recebido pelo pró-reitor padre Pedro Gilberto Gomes, pró-reitor acadêmico, pelo diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação Prof. Dr. Alsones Balestrin, pelo coordenador do itt Performance e Professor Doutor Bernardo Tutikian, pelo conselheiro do CREA-RS, professor/pesquisador e Eng. Civil e Seg. Trab. Eduardo Estevam Camargo Rodrigues. 

De acordo com o prof. Tutikian, o itt é o único instituto no segmento da Região Sul do país que almeja atender a todas as diretrizes da norma de desempenho ABNT NBR 15.575/2013. “Está altamente preparado para avaliar e desenvolver sistemas construtivos e estruturais quanto ao desempenho acústico e térmico, luminescência, resistências físicas e químicas, controle de propagação e resistência ao fogo, durabilidade e estanqueidade, certificando e valorizando empreendimentos do setor da construção civil na nova realidade a qual estamos inseridos, contribuindo para a competitividade nacional”, enaltece. 

Em sua apresentação, o pró-reitor destacou o investimento da Unisinos neste ambiente multidisciplinar para atender as diversas demandas crescentes do mercado, agregando conhecimentos de arquitetura, design e materiais, para juntamente com a prestação de serviços, projetar e desenvolver produtos, processos e métodos inovadores, além de desenvolver e capacitar novos profissionais. Ainda ressaltou que toda a verba para a manutenção do espaço vem da própria indústria. “Para se manter o Instituto não toma dinheiro dos alunos. A própria indústria que ao ajudar a manter recebe em troca um selo de qualidade de seus materiais.”

Já o Prof. Dr. Alsones Balestrin ressaltou o esforço da universidade em transferir o conhecimento à sociedade. “Entendemos que a pesquisa deve auxiliar a indústria com novos processos construtivos. Estes trabalhos devem ter a premissa de zelar pela imagem da instituição, com a qualidade e excelência em pesquisas”, apontou. 

O pesquisador Eduardo Estevam agradeceu o interesse do Conselho em conhecer e divulgar o trabalho desenvolvido no Instituto. “O desempenho das construções é uma temática muito nova, e queremos que a sociedade e os mais de 70 mil associados do Conselho conheçam os serviços que são prestados aqui, neste Instituto que é referência nacional”. 

O presidente Eng. Capoani elogiou a iniciativa e a necessidade de as instituições de ensino tentarem responder às demandas das indústrias para contribuir para o desenvolvimento do País. Também acompanharam a visita Roberto Christ Engenheiro Civil, Professor Pesquisador – Unisinos; Fabrício Bolina, Engenheiro Civil, Especialista em Patologia das Obras Civis; e Fernanda Pacheco, Engenheira Civil, Mestranda – Unisinos.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: