Notícia

Especial Eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua-RS


Presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, votou na sede da Mútua-RS . Créditos: Arquivo CREA-RS

Encerrada às 19 horas, ocorreram nesta quarta-feira (19/11) as Eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua-RS. Durante a manhã e tarde em todo o Estado centenas de profissionais estiveram nos locais de votação exercendo seu direito de participação no pleito que definirá o novo presidente do CREA-RS e os diretores geral e administrativo da Mútua Caixa de Assistência Profissional. Com urnas na sede do Conselho, sede da Mútua-RS, onde está instalada a Inspetoria de Porto Alegre, e Senge-RS, na Capital, e nas 42 Inspetorias no Interior a votação seguiu sem incidentes até seu encerramento. 

Entre os profissionais que votaram em Porto Alegre, esteve o deputado estadual e Engenheiro Civil Adão Villaverde, que destacou a importância do CREA-RS e das profissões que a instituição representa para a sociedade, afirmando sempre participar do pleito. Para ele, um desafio ao próximo presidente é de aprofundar o trabalho que está sendo feito e se aproximar cada vez mais dos profissionais no Interior, nas Inspetorias, representando a categoria e fazendo o acompanhamento do exercício profissional. “Também se manter presente no debates dos grandes temas que dizem respeito ao estado do Rio Grande do Sul e ao Brasil. Cito, por exemplo, esse tema onde coordenei na Alergs a Lei de Prevenção Contra Incêndio e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia aqui do Estado do RS teve um papel absolutamente de vanguarda. Todo esse extraordinário trabalho que foi desenvolvido nacional e internacionalmente”, lembrou revelando que foi convidado a apresentar a nova legislação para a Organizações das Nações Unidas (ONU), no próximo ano, na Suíça. 

 

Confira a galeria de fotos de como foi a votação dos canditatos. 

Confira a opinião dos eleitores: 

“Eu de forma muito honrada mais uma vez participo desse processo eleitoral do nosso Sistema Confea/Crea nacional, no RS, e nas eleições da Mútua. Por um duplo significado: primeiro por ser profissional da área e ter uma atuação no campo da engenheira, da tecnologia e da inovação muito forte; e depois no sentido de reforçar a importância e o significado que tem a engenharia gaúcha e a engenharia nacional no processo de desenvolvimento social e econômico do País. Não temos como construir um País soberano, desenvolvido, com uma inserção diferenciada do ponto de vista social e inclusive das relações internacionais, sem que não tenhamos uma independência tecnológica e uma capacidade cientifica e de inovação muito forte. Eu não tenho dúvida de que a engenharia brasileira e gaúcha sempre teve e continuará tendo uma incidência neste processo, pois isso vai fazer com que possamos construir uma nação mais autônoma, mais soberana, mais igualitária que seja capaz de pensar a um só tempo em crescer desenvolver, gerar emprego, rendar e fazer aquilo que também é muito importante para você ter a coesão de uma nação que é fazer a inclusão social – eu não tenho dúvida de que a engenharia tem uma enorme capacidade e um enorme papel nesse sentido.”

 

Formado em 2003, o Eng. Eletricista e de Seg. do Trabalho Eduardo Souto sempre votou nas eleições do CREA-RS. Para ele, é uma contribuição muito importante que o profissional deve dar a seu Conselho. Para próxima gestão, considera ser um meta combater ainda mais o exercício ilegal da profissão. “O desafio para mim é a questão do exercício profissional, que a gente vê muita gente que não é engenheiro exercendo a nossa profissão e isso é um entrave. Nós, todos os colegas, perdemos, cada vez que uma pessoa que não é habilitada faz um serviço que é nosso.” 

 

 

O Eng. Civil Rodrigo Marques, vivencia sua primeira experiência como fiscal das eleições e como eleitor no Rio Grande do Sul, pois antes pertencia ao pleito do Rio de Janeiro. Para ele, participar das eleições é de extrema importância: “Gosto de participar e votar, e acredito que todos deveriam fazer o mesmo. Pois quanto mais votos tiverem, mais força o Conselho adquire”. 

Já, o Eng. Agrônomo Valdir Antônio Secchi afirma que desde que entrou para o Conselho participa das votações: “Participo de todas. Moro na Zona Sul, mas venho aqui votar. Acho muito importante, mesmo não sendo obrigatório. É uma oportunidade e valorização da democracia”.

Moacir Fischmann, Eng. Eletricista e ex-funcionário do CREA-RS nunca deixou de votar em 35 anos de profissão. Para ele, o voto é uma excelente oportunidade de exercer a democracia. "Só notamos a importância deste direito quando ele é suprimido, por isso, peço que as pessoas aproveitem essa oportunidade". 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: