Colégio de Entidades Nacionais enaltece participação do Confea na XVI Fimai

Coordenador do Cden, engenheiro de alimentos Gumercindo Ferreira. Créditos: Arquivo CREA-RS

A 3ª Reunião Extraordinária do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) promoveu intensos debates, em seu primeiro dia de atividades. Segundo o coordenador do grupo, engenheiro de alimentos Gumercindo Ferreira, a prioridade do Cden neste fim de ano é debater o fortalecimento dos comitês técnicos do grupo. Ele destaca que os comitês do Cden são fundamentais para inserir o Sistema Confea/Crea nas discussões sobre políticas públicas do país, entre elas, a de segurança hídrica.

Veja a galeria completa de fotos

Na tarde de terça-feira (2/12), representantes e dirigentes das entidades destacaram, em seus informes, uma série de iniciativas e acompanhamentos de que participaram recentemente. O coordenador Gumercindo Ferreira, por exemplo, abriu a reunião apresentando um filme de cinco minutos que sintetiza a participação do Confea em estande de 200m² com auditório próprio anexo,  na XVI Feira Internacional do Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (Fimai) e no XVI Seminário Internacional do Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (Simai), de 11 a 13 de novembro, em São Paulo.

O coordenador enumerou sua presença e as dos representantes da Associação Brasileira de Engenharia Química (Abeq), engenheiro químico Hely Andrade, da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola (Sbea), engenheira agrônoma Daniela Jorge de Moura, e da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), Jorge Nei Brito, com elogios aos participantes e à estrutura intermediada pela Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae) e montada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). “Consolidamos um modelo de relacionamento que aproxima o Confea do segmento industrial no eixo da preservação e da sustentabilidade ambiental”, avaliou.

Representantes de entidades nacionais marcam presença na reunião do Cden

O engenheiro de alimentos Gumercindo Ferreira inseriu o comentário sobre a participação do Colégio na Fimai, no contexto da atuação do Comitê de Ciência, Tecnologia e Inovação do Cden, aliado a iniciativas como o registro de obras intelectuais dos profissionais junto ao Confea ou o incentivo à participação no próximo Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), a ser realizado na 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, em Fortaleza, e cuja primeira edição, na Soea deste ano em Teresina, foi elogiada pelo presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), engenheiro mecânico Francisco Machado.

“O Cden foi a sensação da Fimai. Não apenas nas palestras do auditório Confea, assistidas por um grande público, mas também no estande, na sala vip e na sala de imprensa, além do estande da Mútua, o que se viu foi o Sistema Confea/Crea e Mútua valorizando a atualização profissional e incentivando a participação das mulheres e dos estudantes. A inovação é um tema dominado por este Colégio, por isso temos que promover ainda um congresso ou seminário em torno da questão hídrica, entre outras iniciativas”, definiu o coordenador do Cden.

No debate, destaque para o fortalecimento dos comitês técnicos

Outra participação de destaque das entidades do Sistema esteve relacionada à XXIV Assembleia da Confederação Pan-americana da Engenharia Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins (Copimera) e à IV Cúpula de Colégios de Engenharia, realizadas de 26 a 28 de novembro, no Confea. Comentários sobre a importância da integração entre os profissionais e lideranças de 11 países das três Américas foram proferidos pelo coordenador adjunto do Cden, Jorge Nei Brito, pelo presidente da Anest, Francisco Machado, e pelo presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas, Olavo Botelho. Nesse contexto, a atuação do governo brasileiro no processo decisório junto à Comissão de Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia para o Mercosul (Ciam) foi criticada pelos representantes Olavo Botelho, Francisco Machado, Hely Andrade e pelo presidente da Confederação Brasileira dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Angelo Petto Neto. “Reciprocidade”, “perigo externo” e “inserção brasileira no mercado do Pacífico” foram algumas preocupações apresentadas.

A questão da mobilidade de profissionais estrangeiros da área tecnologica esteve na pauta

Já o presidente do Conselho Nacional das Associações de Técnicos Industriais (Contae), técnico industrial, engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho Ricardo Nascimento, apresentou uma matéria publicada pelo jornal O Globo, em 30 de novembro deste ano, considerando a necessidade de demonstrar, por meio de uma proposta, que a mobilidade estrangeira está sendo efetivada normalmente no país, ao contrário do que sugere a reportagem. “Eles mostram como se o Confea tivesse negado todos os pedidos de estabelecimento de profissionais estrangeiros no país”.

Fonte: Confea