Prêmio do CREA-RS de Jornalismo Especial 80 Anos anuncia seus vencedores

Eng. Capoani destaca a importância da imprensa na aproximação com a sociedade. Créditos: Arquivo CREA-RS

O anúncio dos premiados foi feito, na noite do dia 19 de dezembro, durante cerimônia realizada Hotel Embaixador, em Porto Alegre, contando com a presença de representantes das entidades apoiadoras: Associação Riograndense de Imprensa/ARI, Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Radialistas do RS.

Os jornalistas José Renato Ribeiro, da Rádio Santa Cruz AM 550, de Santa Cruz do Sul, e Humberto Trezzi e Caio Cigana, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, foram os grandes vencedores do Prêmio do CREA-RS de Jornalismo Especial 80 Anos. Ribeiro ficou com o primeiro lugar na categoria de Radiojornalismo, com a matéria “Fábrica de Falsos Engenheiros”, onde denuncia a venda de diplomas para a profissão.

Ribeiro noticia venda de diplomas em Santa Cruz

Com o trabalho “A Agonia das Estradas”, os jornalistas Trezzi e Cigana tiveram o primeiro lugar na categoria Impresso.  A matéria analisa os motivos para a má qualidade das estradas gaúchas. As categorias TV e Mídias Sociais não tiveram vencedores.

Trezzi e Cigana tratam da  situação das estradas

Na categoria radiojornalismo, o jornalista Fernando Rotta Wergert, da Rádio FM Cultura, de Porto Alegre, ficou com a segunda colocação pela matéria “Cais Mauá: Projeto que interliga o Guaíba à cidade”, onde faz um histórico do desenvolvimento do local de sua instalação até os dias atuais.

Fernando Rotta recebe 2º lugar na categoria radiojornalismo

Esta edição especial de premiação foi um reconhecimento aos trabalhos jornalísticos que se destacaram por tornarem acessíveis à sociedade informações sobre atividades, inovações, projetos e execuções desenvolvidas pelos profissionais e empresas da área tecnológica do Estado, que contribuem para a modernização e desenvolvimento sustentável da sociedade. Segundo o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, essa premiação é um reconhecimento ao trabalho dos jornalistas gaúchos. "Uma gestão efetiva deve ser compartilhada com a sociedade e este também é o papel fundamental da imprensa e dos jornalistas que transformam dados e informações técnicas e específicas de nossas profissões em notícias inteligíveis ao público, retratando um segmento que representa  aproximadamente 80% do PIB brasileiro e gerador de um de cada cinco  empregos no País, sem descuidar-se da dimensão dos valores que permeiam o compromisso ético das nossas profissões", conclui.

Presentes os jornalistas Antonio Goulart e Ludwig Larré, representando as presidências da ARI e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado, que integraram a Comissão Julgadora juntamente com a jornalista Luciana Patella do CREA-RS.