Notícia

Norma dos ventos será debatida em congresso internacional em Porto Alegre


Nesta época do ano, quando tempestades atingem intensamente diversos Estados brasileiros, aumenta o risco de ocorrência de acidentes em decorrência dos fortes ventos, que varia desde a quebra de vidros e telhas até a queda de grandes estruturas que não passaram por estudos específicos para saber se realmente têm condições adequadas de enfrentar intempéries. Para os primeiros meses de 2015, a previsão de fortes chuvas e ventos em razão do fenômeno El Niño eleva a possibilidade de abalos e destruição de estruturas, como a que ocorreu no final do ano passado em Santana do Livramento/RS e derrubou oito torres de energia eólica.

Para debater sobre estas e outras questões acerca do assunto, Porto Alegre/RS será sede do 14º Congresso Internacional da Engenharia do Vento (ICWE – sigla em inglês), oportunidade única para engenheiros, arquitetos, meteorologistas, estudantes e demais profissionais participarem do fórum de discussões e resoluções dos problemas relacionados à interação do vento com o ser humano e o meio ambiente. O evento ocorre de 21 a 26 de junho de 2015 no Centro de Eventos da PUCRS, e esta será a primeira edição na América do Sul.

Entre os temas que serão abordados estão as consequências da ocorrência de ventos intensos em determinadas épocas do ano. Conforme o diretor do Laboratório de Aerodinâmica da UFRGS e presidente do comitê organizador do evento, Acir Mércio Loredo-Souza, há uma norma sobre o assunto, a NBR 6123, determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que especifica os carregamentos que o vento gera nas estruturas para que possam ser projetadas adequadamente. Entretanto, Loredo-Souza adverte que a maioria dos acidentes acontece com velocidades de ventos mais baixas ainda do que as estipuladas pela norma.

Com o objetivo de prevenir estragos e acidentes, algumas importantes estruturas já passaram por estudos através do Túnel do Vento, montado dentro do Laboratório de Aerodinâmica da UFRGS, simulando o comportamento e a reação com a ação de ventos fortes. O Túnel do Vento foi responsável por estudos técnicos da ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira e o Allianz Parque, em São Paulo/SP; a Arena do Grêmio e a reforma do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre/RS; o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro/RJ; além de torres de Furnas, diversos prédios comerciais, residenciais no Brasil e também no exterior. Informações sobre inscrições: www.icwe14.org na seção Registration

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: