Notícia

Sambódromo de Porto Alegre é fiscalizado pelo CREA-RS


Operação Carnaval ocorre até março. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta segunda-feira (09), às 14 horas, a equipe de Fiscalização do CREA-RS, composta pelo gestor de Fiscalização, Eng. Marino Greco, pelo supervisor de Fiscalização, Rogério de Oliveira e pelo agente fiscal Rafael Lorenz, acompanhado pelo presidente do Conselho, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, realizou a segunda fiscalização no sambódromo de Porto Alegre, em ação da Operação Carnaval. A primeira visita foi feita no dia 26 de janeiro. 

O presidente Melvis, que acompanhou a ação, manifestou sua opinião quanto à montagem anual das estruturas. “Seria muito melhor termos uma estrutura fixa, pois não precisaria montar todo o ano, além disso, a cidade podería utilizá-la para outros eventos e fins sociais. Apesar de ser um grande investimento, seria um investimento mais certo, pois o custo para montar essas estruturas também é muito elevado”, afirmou o Eng. Barrios Junior. 

De acordo com o Eng. Greco a visita visou o recolhimento das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) que faltaram na primeira inspeção. “Nós não terminamos ainda a Operação Carnaval, pois iremos acompanhar o evento até o seu término, porém até agora está tudo em ordem”, explicou o gestor. Sobre a Operação de Fiscalização, que se estende até março, ele ainda revela que os números estão mais positivos este ano, comparados aos de 2014. 

É de suma importância que um evento deste porte, com expectativa de 200 mil pessoas, seja fiscalizado seriamente.

A ação de fiscalização foi acompanhada por alguns veículos de comunicação, como a RBS TV, TV Record, TV Bandeirantes, TV SBT RS, TV Pampa, Rádio Gaúcha e Correio do Povo. Em entrevista, o presidente Melvis explicou a importância da fiscalização. “É de suma importância que um evento deste porte, com expectativa de 200 mil pessoas, seja fiscalizado seriamente. Com o CREA-RS ficalizando a presença de responsáveis técnicos pelos projetos e montagens e que tudo esteja regular é garantia também de segurança para as pessoas e para a sociedade”, confirmou. 

O que o CREA-RS fiscaliza no Sambódromo
Todas as atividades devem possuir profissionais habilitadosSão verificadas as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) dos projetos das estruturas de pista, projeto elétrico, projeto do entorno da pista (ou seja, montagem das pirâmides), praça de alimentação, banheiros químicos, empilhadeiras (que são contatadas para desfilarem os destaques) e também o laudo dos carros alegóricos e existência de Plano de Prevenção contra incêndio (PPCI). O objetivo é garantir que todas as atividades possuam assinada por profissional habilitado.

Confira aqui a repercussão na imprensa. 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: