CREA-RS participa de seminário de planejamento da Funasa

Profissionais da Funasa debatem a importância da atividade técnica em empreendimentos do Estado. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, participou na manhã desta terça-feira (03) da abertura do Seminário de Planejamento da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com o foco em execução de obras, que ocorre até esta quarta-feira (04), em Gramado/RS. Entre os vários assuntos abordados, Eng. Melvis destacou a importância do registro profissional no Conselho. “Temos como objetivo, nesta gestão, defender e valorizar a área tecnológica. Queremos que o CREA-RS seja uma referência ao profissional, dando o suporte político e técnico para que o mesmo desempenhe suas atividades dentro da área tecnológica”. Segundo ele, o Conselho atuará com mais afinco em questões relacionadas a infraestrutura do Estado e no combate à ocupação de cargos técnicos por pessoas não habilitadas.

Cerca de 30 funcionários da Funasa, entre Engenheiros, Arquitetos, Geólogos e Administradores, participam do seminário e questionaram o CREA-RS em questões como as atribuições das engenharias, os baixos salários dos concursos públicos, entre outros. “Hoje temos cerca de 300 títulos na área de engenharia, visto que as Universidades possuem autonomia para criarem novos cursos, o que dificulta muito diferenciar as atribuições de cada uma. Outra dificuldade é a lei que regula as profissões que possui quase 50 anos e precisa ser revista”, explicou Eng. Melvis.

Segundo o superintendente da Funasa/RS, Gustavo Melo, metade dos profissionais que atuam nas várias obras que estão sendo conduzidas em todo o Rio Grande do Sul acabarão seus contratos no final deste ano, e muitas obras ficarão inacabadas. “Quem mais perde com isso é a sociedade. Precisamos de um novo concurso público e renovação dos contratos emergenciais para que o trabalho não pare. Precisamos da parceria com as entidades e com o CREA-RS para garantir a continuidade dessas obras”, reforçou.

Mostrando total apoio à Funasa, o presidente do CREA-RS afirmou a possibilidade de realizar um seminário em conjunto para tratar de temas como saneamento e abastecimento de água no segundo semestre de 2015.