Notícia

Valorização do acervo técnico do profissional em processos licitatórios


Ferronato, Joel, Dinho e Eng. João Abílio dos Santos. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta quinta-feira (12), o inspetor-chefe da Inspetoria de Porto Alegre, Eng. Mec. Joel Fischmann, representando o CREA-RS, participou de uma reunião com os vereadores Dinho e Airto Ferronato. Na pauta, as exigências técnicas em processos licitatórios da Prefeitura de Porto Alegre para contratação de empresas da área de Engenharia. 

O Eng. Fischmann informou que a contratação por órgãos públicos, tanto para a execução de obras, quanto para serviços da área tecnológica, devem considerar o acervo técnico dos profissionais que integram o quadro técnico das empresas. Esclareceu, ainda, que esta determinação legal consta da Resolução nº 317/86 do CONFEA, art. 4º: “O Acervo Técnico de uma pessoa jurídica é representado pelos Acervos Técnicos dos profissionais do seu quadro técnico e de seus consultores técnicos devidamente contratados”, combinado com o art. 3º: “Considera-se Acervo Técnico do profissional toda a experiência por ele adquirida ao longo de sua vida profissional, compatível com as suas atribuições, desde que anotada a respectiva responsabilidade técnica nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.” 

Ficou acertado que os vereadores agendarão uma reunião com dirigentes do Dmae, convidando o Eng. Joel Fischmann e o Eng. Melvis Barrios Junior, presidente do CREA-RS, para tratarem dessa questão, colocando a posição do Conselho Regional em relação às exigências técnicas nos processos licitatórios. 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: