Notícia

Edição 107 da Conselho em Revista está recheada de novidades técnicas


Créditos: Arquivo CREA-RS

“Patologia e desempenho das construções: um mercado em busca de especialistas” é a capa da nova edição da publicação técnica do CREA-RS. Nesta matéria, mostramos como a busca pelo conhecimento na área do desempenho das construções avança fronteiras e torna-se um desafio para profissionais em âmbito internacional. Teoria e prática em tecnologias de ponto e de campo em construção de palafita, medição de potencial de corrosão, velocidade de corrosão, resistência elétrica e temperatura e umidade relativa dentro do concreto esteve entre os ensaios realizados ao longo da vida útil deste protótipo construído para resistir a furacões, no Porto de Progresso no México, fizeram parte do programa da Missão Técnica que levou 40 profissionais ao México no final de 2014.

Tema polêmico no Estado, a ampliação do Aeroporto Salgado Filho esteve entre os assuntos tratados na entrevista que fizemos com o ministro da Aviação Civil, o gaúcho Eliseu Padilha. Em outra matéria, fomos descobrir como setor da construção civil está solucionando a questão dos resíduos, levando em conta que Porto Alegre, por exemplo, gera em média 75 mil toneladas de resíduos da construção por ano. Cada vez mais atuante, a fiscalização do CREA-RS também é destaque nesta edição, pois acompanhamos uma ação unificada em frigoríficos gaúchos, que reuniu diversos órgãos de fiscalização, para garantir segurança ao trabalhador e à sociedade.

Em Notícias do CREA, trazemos as principais ações do Conselho, como a assinatura de um convênio entre o Conselho gaúcho e a Eletrosul, que visa promover o aprimoramento do integral cumprimento da legislação profissional. Também ficou acertada a realização conjunta entre o CREA e a Assembleia de um seminário sobre infraestrutura no RS.

O raio laser, uma aplicação da Engenharia, é um hoje um importante objeto de uso em diversas áreas científicas e tecnológicas. Sabe a sua origem? Leia na seção Memória como o raio laser, de inúmeras aplicações práticas, revolucionou, sobretudo, a medicina, com a ajuda da Engenharia. Entidades, Inspetorias, novidades técnicas, livros/sites e cursos e eventos também podem ser percorridos pelas páginas da Conselho em Revista que começa a ser distribuída esta semana aos profissionais. 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: