CREA-RS acompanha 1ª audiência que trata sobre Mobilidade Urbana na Alergs

Em discussão a mobilidade urbana sustentável. Créditos: E21

O Plano Integrado de Mobilidade Urbana (PITMurb) abriu, na segunda-feira (13), o calendário de audiências públicas da Comissão Especial de Mobilidade Urbana Sustentável, presidida pelo deputado Adão Villaverde (PT). O diretor-superintendente da Metroplan, engenheiro Pedro Bisch Neto, falou sobre o assunto, ressaltando que a “cultura do automóvel” tem sido o grande empecilho para a organização de um sistema eficaz de mobilidade urbana e transporte coletivo. “O carro é o novo cigarro. Nos últimos anos, assistimos à redução dos impostos dos carros populares e ao fato de a gasolina ter subido menos que o óleo diesel. Precisamos inverter prioridades e dar a atenção necessária ao transporte coletivo da Região Metropolitana de Porto Alegre e dos aglomerados urbanos, que concentram quase 60% da população gaúcha”, frisou.

Ele revelou que a Metroplan está trabalhando para modelar um novo sistema de transporte coletivo para a Região Metropolitana de Porto Alegre. “Precisamos dar um passo adiante na direção de um sistema mais racional, que garanta ganhos à população. O último grande avanço que tivemos nesta área foi na década de 1970, com a implantação de corredores nos principais eixos radiais da Capital. Foi um ganho que até hoje beneficia a população”, sustentou.

Bisch Neto ressaltou que o primeiro passo a ser dado é investir na convergência. “O importante é ter sensatez, agir com transparência e buscar os acordos necessários para produzir a evolução do sistema.”

A deputada Manuela d´Ávila questionou o superintendente da Metroplan sobre os estágios em que se encontram o edital para a construção do Metrô de Porto Alegre e para a implantação de oito corredores de ônibus na Região Metropolitana. A parlamentar criticou, ainda, o pouco espaço de interlocução entre as três esferas de poder para resolver os problemas de transporte coletivo. “O diagnóstico da situação já é conhecido. Falta fazer as soluções saírem do papel”, ponderou.

O vereador Carlos Comassetto (PT), de Porto Alegre, alertou que todos os municípios devem elaborar seus planos municipais de mobilidade urbana sob pena de perderem recursos federais. Segundo ele, no entanto, haverá dificuldade de cumprir a exigência sem a aprovação de diretrizes macro sobre a integração dos diferentes modais.

Respondendo a questionamento de parlamentares, Bisch Neto afirmou que os planos cicloviários e hidroviários de Porto Alegre estão em andamento. “O que estamos vendo na cidade é um trailer do que está por vir. São alternativas que não atendem ao conceito de transporte de massa, mas que ajudam”, apontou.

Quanto aos corredores de ônibus na Região Metropolitana, ele revelou que o principal obstáculo diz respeito à capacidade do Estado de contrair novos empréstimos para dar continuidade ao projeto.

Para o presidente do CREA/RS, Eng. Civil Melvis Bairros, sem recursos financeiros para novos investimentos e obras, a discussão acerca da mobilidade urbana será estéril. O engenheiro também sugeriu uma rediscussão sobre o metrô, considerando a atual demanda do sistema integrado e a insuficiência de estudos sobre a geografia da região.

Novas audiências

O deputado Adão Villaverde anunciou que dois outros encontros para discutir o tema já estão programados A segunda audiência, que ocorrerá dia 23 de abril, ouvirá o secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, do Ministério dos Transportes, Dário Rais Lopes, e o secretário estadual do Planejamento e Desenvolvimento, Cristiano Tasch, sobre o Estatuto Metropolitano e a Perspectiva de Investimentos Federais. E a terceira deverá reunir prefeitos e lideranças da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Participaram do encontro realizado nesta segunda-feira (13), além do CREA-RS, representantes da Caixa Econômica Federal, Trensurb, Polícia Rodoviária Federal, União das Associações de Moradores de Porto Alegre (UAMPA), Ministério Público, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vereadores de municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e de entidades do movimento popular.

Agência de Notícias Alergs

Ver também notícia em http://www.sul21.com.br/jornal/quando-a-valorizacao-do-transporte-coletivo-saira-da-retorica/