Notícia

Maio Amarelo contará com adesão do CREA-RS


Nesta segunda-feira (13), o 2º diretor administrativo do CREA-RS, Eng. Elet. e de Seg. Trab. João Otávio Marques Neto, participou da terceira reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, da Assembleia Legislativa. Essa Comissão é composta pela deputada Liziane Bayer (PSB), coordenadora, o vice-coordenador deputado Elton Weber (PSB), o integrante da Frente Parlamentar, deputado Juliano Roso (PCdoB), e conta com representantes de entidades parceiras, como o CREA-RS. Entre os objetivos a busca em conjunto com o Observatório Nacional do Trânsito para contribuir para a redução dos acidentes de trânsito no RS.

Nesta reunião também foram definidas ações para o lançamento do Movimento Maio Amarelo no Estado. Este Movimento nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O Eng. João Otávio Marques Neto ressalta que as problemáticas do trânsito nas áreas urbanas ocorrem, principalmente, em função das adaptações das cidades para o uso do automóvel, dando prioridade a este modal de transporte. “Nós asfaltamos todas as vias, transformamos vias locais em vias arteriais, transformamos até praças em rotatórias e oferecemos um infraestrutura ao automóvel deixando de lado outras formas de locomoção.”

Eng. Elet. e de Seg. Trab. João Otávio Marques Neto

Considera os autos índices de motorização, chegando em algumas cidades a 60% da população com veículo próprio, como um redutor na qualidade de vida nas cidades. “Esse crescimento da frota e da população traz consigo acidentes, mortes, poluição”, exemplifica. Para ele, a Engenharia tem um papel primordial na mudança deste quadro, “agindo de forma que se tenham ações que incentivem a locomoção nas cidades através de outros tipos de transporte: coletivo, bicicletas, deslocamentos a pé, que são mais saudáveis.”

O movimento - O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

Diversas pautas relevantes foram comentadas, entre elas o trabalho da EPTC com o Projeto Vida no Trânsito, que há três anos desenvolve análises de acidentes fatais nas ruas de Porto Alegre. Datas comemorativas como o Dia do Motorista (25/07), Dia Nacional do Trânsito (25/9) e Maio Amarelo também foram pautadas. A deputada solicitou colaboração de todas entidades em nominar os seus representantes, e para que novas entidades participem. Ficou determinado a periodicidade e duração das reuniões sendo a cada quinze dias com até 2h de duração. Todas elas são abertas ao público.
Antes do término o representante do Movimento Maio Amarelo, Coronel Ordeli Savedra, realizou uma apresentação completa sobre o Movimento.

Para acompanhar notícias e ações, acesse www.frentedotransitors.blogspot.com.br

Com informações da Agência de Notícias Alergs

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: