STICC promove 4º Seminário de Valorização do Trabalho e Vida

Créditos: Arquivo STICC

No próximo dia 28 , Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção civil de Porto Alegre (STICC) promove o 4º Seminário de Valorização do Trabalho e Vida, no auditório da AMRIGS. Nesta edição, importantes personalidades e entidades ligadas ao setor irão debater o tema “Migrantes, Segurança e Condições de Trabalho”.
O encontro será dividido em quatro painéis envolvendo Segurança no trabalho, Projeto-Lei Obra Pública Legal, Desafios da segurança no trabalho no Brasil e no mundo e , especialmente, a questão dos Trabalhadores Migrantes.
Já confirmaram sua participação nos painéis, o presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio; o embaixador do Haiti, Madsen Cherubin, o sindicalista russo Abdelgani Shamenov, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), Fabiano Beserra, o presidente do SINDUSCON-RS, Ricardo Sessegolo e a procuradora do MPT-RS, Patrícia Sanfelice.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do STICC (www.sticc.org.br). O seminário é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre, em parceria com a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e tem o apoio de outras importantes entidades como SINDUSCON-RS, Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, SINDITEST-RS, Fundacentro, Ministério do Trabalho e Emprego e Governo Federal.

Confira a programação completa
Tema: Migrantes, Segurança e Condições de Trabalho
Painéis manhã
9h - Abertura oficial
9h45min às 10h15min - Desafios do Projeto Lei da Obra Pública Legal
– Exmo. Prefeito de Porto Alegre/RS Sr. José Fortunati
10h15min – 10h30min - Intervalo
10h30min às 11h15min - Case Segurança no Trabalho na expansão da Celulose Riograndense – Presidente da CMPC – Walter Lídio
11h15min às 12h - SST e a Representação dos Trabalhadores
Palestra da SRTE: CIPA – Auditor Fiscal do Trabalho Danilo Barroso Frota
– Debatedora Cidia Santos (Sticc)
12h às 14h - Intervalo Almoço
Painéis tarde
14h15min às 15h15min - Desafios da Segurança no Trabalho no Brasil e no mundo
Palestrantes: Nilton Freitas (Representante Regional da ICM na América Latina e Caribe) e Thaís Dumêt Faria (Representante da OIT no Brasil)
Debatedores: Luiz Alfredo Scienza - SRTE, Carlos Schettert e Nilson Laucksen (Presidente Sinditest/RS)
15h15min às 15h45min - Perguntas e Respostas
15h45min às 16h - Intervalo
16h às 16h30min - Migrantes no Brasil
Palestrante: Exmo. Embaixador do Haiti Madsen Cherubin
Debatedores: Exmo. Procurador Chefe do MPT/RS Dr. Fabiano Beserra e Procuradora do MPT/RS Dra. Patricia Sanfelice
16h30min às 16h50min - Perguntas e respostas
16h50min às 17h30min - Realidade da precarização do trabalho na Russia
Palestrante: o sindicalista russo Mr. Abdelgani Shamenov.
Debatedores: Mauricio Rombaldi, Gelson Santana e Ricardo Sessegolo - Presidente do SINDUSCON/RS
17h30min às 18h - Perguntas e respostas
18h - Encerramento