CREA-RS propõe discussão técnica para investimentos nos aeródromos gaúchos

Eng. Melvis propõe discussão técnica para anteceder investimentos. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do Conselho, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, acompanhou a audiência pública promovida pela Comissão Especial da Aviação Civil Regional, presidida pelo deputado Frederico Antunes (PP), na quarta-feira (15), que contou com a participação do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha. O secretário dos Transportes e Mobilidade Urbana do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen, representou o governador, José Ivo Sartori, no encontro que teve a presença de integrantes de entidades ligadas à aviação no Estado e no País.

O ministro Eliseu Padilha apresentou o Programa de Aviação Regional para o Rio Grande do Sul, projeto de âmbito nacional, com o objetivo de ampliar e melhorar a infraestrutura, proporcionando à população com menos recursos a oportunidade de se deslocar, e não só para turismo, mas especialmente para tratar, por exemplo, da saúde.

Para tanto, assegurou, haverá subsídios às empresas aéreas que se interessarem nos voos que integrarão a expansão da malha, citando que, no Norte, em especial na Amazônia pela extensão, este apoio governamental chegará aos 100%. Informou, ainda, que já estão previstos, para 2015, R$ 500 milhões para subsídios. “O segmento aeroviário tende a crescer. Somente em 2014, foram comercializados 112 milhões de bilhetes aéreos”, informou.

Eliseu Padilha parabenizou a Assembleia gaúcha, por meio da Comissão Especial da Aviação Civil Regional, pela iniciativa em âmbito nacional em tratar do tema. “Diferentemente de outros locais, aqui estou vendo o interesse comum em favor do desenvolvimento.” Ao detalhar o projeto, citou que são 2.447 aeroportos no Brasil, segundo a ANAC, e 954 heliportos, “mas os clandestinos são três vezes estes números, em especial no Norte. Retiramos 270 aeroportos daquele bolo de mais de 2 mil, e os jogamos neste programa especial de investimentos em logística, para o qual estão previstos R$ 7,3 bilhões”, assegurando que as melhorias podem ser realizadas. “Temos recursos e os locais a serem beneficiados necessitam de poucas obras. É possível agilizar a liberação de investimentos, de acordo com cada lugar. Entendo que a melhoria mais demorada pode ser concluída em até 12 meses”, citando que em alguns aeroportos faltam só os bombeiros.

Acrescentou que no Sul do Brasil serão 43 aeroportos melhorados, com investimentos de R$ 1 bilhão, sendo 15 no Rio Grande do Sul, os quais receberão aproximados R$ 310 milhões. Disse que dos 270 a receberem benefícios em todo o Brasil, em 127 já há interesse de companhias aéreas em operar. No Rio Grande do Sul, dos 15 a serem melhorados, há interessados em 11 locais. Segundo ele, a presidenta da República “pediu-me a prioridade das prioridades em relação ao Rio Grande do Sul”.

A audiência pública ouviu manifestações de deputados e das demais lideranças presentes, com considerações ao ministro Padilha. Nesta oportunidade, o Eng. Melvis, pelo CREA-RS, em sua manifestação propôs ao ministro uma discussão técnica para que sejam avaliadas as viabilidades técnicas e econômicas para otimizar os recursos públicos nos aeródromos gaúchos. “Nos EUA a norma estabelece que a construção de aeroportos regionais mantenham um raio de 150 km de distância entre eles, o que otimiza financeira e comercialmente o empreendimento, contribuindo para o crescimento daquela região”, exemplifica.

Eng. Melvis agradece entrevista de ministro à Conselho em Revista

Na oportunidade, o Eng. Melvis entrega a última edição da Conselho em Revista (março/abril), na qual consta uma entrevista com o ministro explanando sobre os investimentos no setor aeroviário no Rio Grande do Sul.

Está prevista a realização conjunta do CREA-RS e Assembleia Legislativa de um Fórum para tratar sobre o tema em junho. Mais informações serão divulgadas oportunamente.

Estiveram no encontro, entre outros, o secretário estadual Juvir Costela, do Turismo, Esporte e Lazer; o secretário municipal Urbano Schimdt, representando o prefeito José Fortunatti; prefeitos e vereadores; representação do V Comar; Infraero; Azul Linhas Aéreas; Farsul/Sebrae; Famurs; Federasul; OAB/RS; Sindicato Nacional dos Aeronautas; superintendência do aeroporto Salgado Filho; e Departamento Aeroviário do Estado do RS.

Com informações Agência de Notícias da Alergs