Fiscalização visita Detran-RS

Eng. Mec. Tulio Felipe Verdi Filho, Aline Pasa, Eng. Marino Greco e Eng. Civil Miguel Henrique Vieira. Créditos: Arquivo CREA-RS

No último dia 16, o gestor da Fiscalização, Eng. Químico e Seg. Trabalho Marino Greco, e o assessor da presidência, Eng. Civil Miguel Henrique Vieira, estiveram na sede do Detran-RS. Os representantes foram recepcionados pelo chefe da Administração de Registro de Veículos, Eng. Mec. Tulio Felipe Verdi Filho, e pela coordenadora Processual de Assessoria Jurídica, Aline Pasa.

Na pauta, assuntos como a liberação de placa branca para os veículos do Conselho, utilizada em veículos oficiais e a importância de profissional legalmente habilitado em inspeções veiculares.O CREA-RS está em final de processo para a solicitação da classificação das placas de toda a frota, incluindo os veículos do interior. "Os veículos que estão na tabela de placas brancas têm uma relação direta com a isenção de taxas, no caso o IPVA, e nós colocamos o CREA nesta tabela", garante Tulio Felipe Verdi.

Assim como o CREA-RS, o Detran também possui uma frota própria para deslocamento dos representantes para cidades localizadas no interior do Estado, o que, de acordo com os representantes, gera dificuldades no gerenciamento desta frota. Relacionado a isso, o Engenheiro Marino sugeriu o estabelecimento de um termo de cooperação técnica na área de inspeção veicular. "Nós começamos a notar a diferença nos municípios, pois as pessoas passaram a conhecer o trabalho da inspeção veicular", comentou Marino ao falar sobre o termo que já foi firmado com o Tribunal de Contas do Estado.

Para Tulio, a inspeção veicular está sendo retomada e já há projetos dentro das Secretarias do órgão responsáveis por defender a responsabilidade do Estado pela inspeção dos veículos que prestam serviço para a sociedade concedidos pelo poder público, como táxi e ônibus. Por fim, o Eng. Marino levantou a importância da existência de um profissional técnico habilitado para realizar este serviço. "Nós vemos inspeções sendo feitas por leigos e o CREA precisa defender que se tenham profissionais habilitados envolvidos, pois é a segurança da sociedade que está em jogo", argumentou. Para finalizar, Tulio sugeriu que haja um representante do poder público dentro das Câmaras Especializadas do Conselho para facilitar a interação entre os órgãos.