Palestra na Construtora Cyrela aborda desafios da Engenharia no Brasil

Corpo técnico da Cyrela atenta à palestra do Eng. Melvis. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, ministrou, na tarde desta segunda-feira (27), uma palestra sobre os desafios da Engenharia no Brasil para o corpo técnico da Construtora Cyrela.

Entre os diversos assuntos abordados, Melvis destacou o número ainda pequeno de profissionais para suprir as deficiências de infraestrutura no país.  Ao abrir  o evento, o diretor da Cyrela, Eng. Civil Gustavo Navarro, destacou a importância da Engenharia para a sociedade. “A construtora Cyrela possui em seu quadro, 51 engenheiros formados e 20 em formação. Como profissionais da área tecnológica, temos um papel muito importante para o futuro do nosso país e a aproximação entre empresas e Conselho é crucial para desempenhá-lo com a responsabilidade que ele requer”, afirmou.

Segundo Eng. Melvis, o Estado possui cerca de 15 mil Engenheiros Civis para uma população de mais de 11 milhões de habitantes. Um número muito pequeno, comparado aos países desenvolvidos. “A infraestrutura no Brasil ainda é muito precária e precisa de mais profissionais. Não temos aeroportos para atender a demanda, o Brasil possui menos quilômetros de rodovias asfaltadas que países como a França, cidades como Porto Alegre, não possuem linhas de metrô. Estes são apenas alguns exemplos de desafios para o país e para a Engenharia”.

Melvis também falou das bandeiras defendidas pela atual gestão do Conselho. “Vamos defender a contratação de Engenheiros por parte do Corpo de Bombeiros, e também para que haja um cuidado maior com a fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), pois entendemos que somente engenheiros com conhecimento técnico podem fiscalizar obras e trabalhos de Engenharia. Também, a reformulação da lei de obras públicas, entre outras questões importantes para a área tecnológica”, finalizou.