Noite de premiação do Mérito Florestal da Ageflor

Na noite desta quarta-feira, 13 de maio, a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) realiza em Nova Prata/RS o prêmio Mérito Florestal. Esta é a 7ª edição da premiação instituída em 1984 e a primeira vez que não será realizada em Porto Alegre, mas passa a integrar o calendário da semana em que já acontece a 5° Feira da Floresta e o Congresso Florestal do RS em Nova Prata.

O prêmio Mérito Florestal da AGEFLOR é definido a partir do voto de seus associados e reconhece uma empresa do setor de base florestal, uma entidade ou instituição e cidadãos que colaboram ou colaboraram com o setor na esfera pública e privada. Na festa também estão previstas novas premiações: indústrias ou distribuidores de máquinas e equipamentos concorrem ao Prêmio Feira da Floresta, havendo ainda distinções a produtores rurais e homenageados pelo Congresso Florestal.
Em 2015 foram eleitos para receber o prêmio são a empresa Tanac, a instituição Senar-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural),  as personalidades da área pública Ana Pelini (secretária estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e da área privada Walter Lidio Nunes (Celulose Riograndense). O Senar-RS colaborou com o setor na capacitação técnica, como no treinamento para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou na formação de identificadores florestais via Pronatec.

A Tanac, de Montenegro, anunciou no final de 2014 que investirá R$ 150 milhões em uma fábrica de pellets de madeira, no distrito industrial de Rio Grande. A nova unidade entrará em operação em fevereiro de 2016, com produção de 350 mil toneladas/ano de pellets, absorvendo madeira produzida em cerca de 4 mil ha/ano. O projeto de pellets de madeira da Tanac é o maior da América Latina e será o primeiro instalado no Rio Grande do Sul, devendo abrir caminho para o Estado tornar-se um importante exportador do produto para a Europa, onde o incremento de demanda é projetado em torno de 50 milhões de toneladas/ano até 2020, considerando o programa de substituição de combustíveis fósseis por biomassa na União Europeia.

Ana Pelini destaca-se em sua segunda passagem pela área ambiental do Governo do Estado como uma executiva que busca dar objetividade ao processo de licenciamento ambiental. Já Walter Lidio Nunes é presidente da Celulose Riograndense, empresa de Guaíba pertencente ao grupo chileno CMPC, responsável pelo maior investimento da história do Rio Grande. Lidio Nunes empenhou-se para que o projeto da linha 2 de Guaíba fosse implantado utilizando mão de obra local preponderantemente, assim como estimulou a negociação com fornecedores locais.

Os premiados com o troféu Feira da Floresta são as indústrias de Máquinas e Equipamentos Tajfun do Brasil (sediada em Curitiba-PR, de origem eslovena, produz guinchos, cabos aéreos e processadores de lenha) e IMAP (fabricante de guindastes florestais em Santo Antônio da Patrulha-RS), além do produtor rural João Alberto Melos de Andrade de Cambará do Sul, que tem em sua propriedade exemplo de integração agrossilvipastoril.

Mérito Florestal AGEFLOR
Instituiu em 1984, é a autêntica festa do setor florestal gaúcho, em que comparecem empresas produtoras de mudas e de madeira para as mais diversas finalidades, comercializadores e beneficiadores de madeira, indústria moveleira, exportadoras de madeira, cavacos e produtos acabados, transportadores, exportadores, além de professores, pesquisadores e empresários de segmentos correlatos.

Premiados
Empresa: Tanac
Entidade: Senar-RS
Personalidade da iniciativa pública: Ana Pelinni