Notícia

Inspeção veicular é priorizada na pauta da Engenharia Mecânica e Metalúrgia


A inspeção veicular é benéfica para a sociedade, pois reduz o número de acidentes de automóveis (50 mil mortes por ano). Ela não acontece por dois motivos: por interesses econômicos, pois ela demandaria R$ 2 bilhões de investimento; por questões políticas – inspeção implica mais custo para o cidadão e mais necessidade de manutenção, e isso faz com que o tema tenha efeito negativo entre os políticos. É o que argumentam os engenheiros mecânicos e metalurgistas participantes do Encontro Nacional da Engenharia Mecânica e Metalúrgica, realizado até sexta-feira (15), no Rio de Janeiro.

 “Queremos uma atuação mais ostensiva do Confea junto ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)”, afirmou o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial, eng. mec. Oswaldo Paiva, ao presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, que participou da reunião na manhã de quinta-feira (14). “O Conselho Federal vai levar a questão ao Contran e ao Denatran”, respondeu. “Estamos aqui para unir esforços, para que o Sistema escolha um caminho a trilhar que atenda a sociedade”, completou.

Na ocasião, o presidente do Confea ressaltou a importância da fiscalização como instrumento para atingir a valorização profissional. “Quando fiscalizamos, estamos mostrando ao País a importância da regulamentação da nossa profissão. Quando fiscalizamos, defendemos nossa categoria”, afirmou, ressaltando a importância dos conselheiros regionais como primeira instância do Sistema Confea/Crea. “São vocês que sabem o que temos de fazer nos parâmetros de fiscalização”.

Os encontros nacionais por modalidade reúnem todos os conselheiros regionais daquela área. A modalidade de engenharia mecânica e metalúrgica congrega cerca de 250 mil profissionais, o que representa 18,5% dos profissionais registrados. 
Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: