Notícia

Blitz Rural na região de Guaíba fiscaliza 65 silos de armazenagem de grãos


Fiscalização em silos da região de Guaíba. Créditos: Arquivo CREA-RS

Realizado na última semana, entre os dias 13 e 15 de maio, uma blitz na região rural dos municípios da jurisdição da Inspetoria de Guaíba fiscalizou 65 unidades de armazenagem de grãos, sendo que destas 12 estavam desativadas. A ação, que contou com três agentes fiscais, gerou ainda 13 autos de infração e 36 Termos de Requisição de Documentos e Providências (TRDP). 

Foram abrangidos silos dos municípios de  Guaíba, Barra do Ribeiro, Sertão Santana, Mariana Pimentel, Eldorado, Charqueadas, São Jerônimo, General Câmara, Vale Verde, Arroio dos Ratos, Butiá e Minas do Leão.Também foi um objetivo da blitz a conscientização dos produtores rurais da importância da participação de profissional habilitado na recomendação dos agrotóxicos e a verificação se a recomendação de uso está chegando à lavoura. 

Nos três dias da ação também foi iniciado um “plano piloto” para a utilização de tablets em campo, com o objetivo de já realizar o preenchimento do relatório de fiscalização no local, e também ter acesso à alguns dados de fiscalização através do Sistema Corporativo Apolo, como consulta de ART e Registro de Empresas e profissionais. De acordo com o supervisor da bliz, David Grazziotin, foi bem atendido o objetivo inicial de uso dos equipamentos. "Como uma experiência os agentes fiscais manusearem esse equipamento eletrônico, e nos locais que o acesso ao sinal 3G/4G permitisse, já realizassem o relatório de fiscalização in loco", finalizou.

Áreas fiscalizadas:

Área Agronômica
Responsabilidade técnica pela:
•Secagem, armazenagem, beneficiamento, classificação e projeto orgânico dos produtos armazenados
•Agrotóxicos utilizados
•Nota Fiscal de Receituário 
•Licenciamento ambiental
•Desratização e expurgo

Área de Engenharia Industrial
Responsabilidade técnica pela:
•Manutenção e inspeção de caldeira/vaso de pressão

Área de Engenharia Elétrica
Responsabilidade técnica pela:
•Instalação e manutenção de gerador de energia elétrica e demais itens que surgirem no ato da fiscalização
•SPDA – Manutenção/Instalação das unidades armazenadoras

Área de Segurança do Trabalho
Responsabilidade técnica pelo:
•PPCI
•PPRA/LTCAT

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: